10/10/2020 às 12h00min - Atualizada em 10/10/2020 às 12h00min

A importância da fé na saúde da mente e do corpo

Psicóloga explica como a fé influencia na saúde

Assessoria da Instituição
Com edição do Belém.com.br
De acordo com a psicóloga, a fé está ligada à saúde mental do ser humano. (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)
     
A pandemia causada pelo novo coronavírus forçou a adaptação das pessoas ao que é chamado de ‘novo normal’. Em 2020, o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, será diferente. As ruas do centro de Belém não vão poder contar com o mar de pessoas para saudar Nossa Senhora de Nazaré, como de costume.
 
O Círio é uma expressão de fé, e em tempos incertos como este, a fé e a espiritualidade são grandes aliadas para o enfrentamento dos medos, segundo explica a psicóloga do Hapvida, Suellen Saraiva. "Nesta época de Círio de Nazaré, em Belém, um evento de fé tão grande e comovente, vemos a fé sendo renovada. E especificamente, o Círio deste ano é muito significativo, porque será de uma forma diferente para os paraenses, que terão que se adaptar."

De acordo com a psicóloga, a fé está ligada à saúde mental do ser humano, influenciando na saúde e no desenvolvimento psicológico das pessoas. Como seres 'desejantes', há sempre um vazio muito grande na essência humana, e a fé vem justamente para alimentar esse vazio.
 
"O conceito de saúde, hoje, é mais integrado entre mente e corpo. Por isso, mais do que nunca, se fala tanto em saúde mental. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde considera o ser humano como biopsicossocial e espiritual, ou seja, entende a espiritualidade como parte fundamental e constituinte das pessoas. A fé, normalmente, traz sentimentos positivos como gratidão, esperança. Neste momento difícil de pandemia, a fé ajuda a enfrentar desafios e a ser resilientes, acreditar que as coisas vão passar e que há sempre a possibilidade de uma vida melhor", afirma Suellen.
 
A psicóloga explica que fé e religiosidade são diferentes. "A fé e a espiritualidade são sentimentos e emoções positivas, a religiosidade é a forma que o ser humano encontra de expressar a fé. Então, independente da nomenclatura do poder superior, é importante nutrir a espiritualidade. A fé ajuda a equilibrar a ansiedade, o estresse, o nervosismo e os pensamentos negativos, influenciando sim na saúde”, finaliza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?