27/10/2020 às 12h00min - Atualizada em 27/10/2020 às 12h00min

TRE/PA realiza treinamento para transmissão de dados nas Eleições 2020

Mais de 400 técnicos de satélite estão recebendo capacitação

TRE/PA
Com edição do Belém.com.br
Uma das atividades dos profissionais de TI é fazer com que a votação ocorra normalmente. (Foto: Ascom TRE/PA)
    
Mais de 445 técnicos que atuarão na transmissão do resultado das Eleições 2020 estão participando de uma capacitação envolvendo testes de urnas, sistema de apuração e plano de contingência. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), o aperfeiçoamento será promovido entre 26 a 30 de outubro para os profissionais da Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Baixo Tocantins. 

O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Felipe Brito, afirma que o momento mais aguardado pelos participantes é quando todos vão testar a transmissão de dados. “Ela precisa ser feita em um lugar que tenha possibilidade de apontar para o céu, este ponto é noroeste do pôr do sol. E esta prática é construída em uma área externa", explica

Na ocasião, uma das atividades dos profissionais de TI é fazer com que a votação ocorra normalmente, fazendo com que a votação eletrônica não tenha nenhum tipo de interrupção. "Os técnicos de satélite são os responsáveis pela transmissão de resultados. Esses técnicos de 451 lugares fazem a transmissão de um modem satelital de qualquer localidade”, explica Felipe Brito.

Jefferson Costa é técnico de transmissão de dados via satélite e atua na cidade de Oeiras do Pará. “Eu sempre contribuo com a Justiça Eleitoral, desde 2010, e participar deste momento é uma forma de estar contribuindo neste ato democrático, que é a Eleição, dando andamento para que tudo funcione de uma forma rápida”, comemora.

Mesmo com a questão da pandemia, os técnicos acreditam que será um pleito tranquilo, como destaca Bruna Alves, escalada para atuar na cidade de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó. “Este treinamento é fundamental para um bom andamento do nosso trabalho. Precisamos agregar o que recebemos aqui com os nossos conhecimentos técnicos”, pontua.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?