16/09/2019 às 10h17min - Atualizada em 16/09/2019 às 10h35min

Boleto online: quais as vantagens para as pequenas empresas

O boleto online pode oferecer diversas vantagens para os pequenos negócios.

DINO


As pequenas empresas ganham cada dia mais expressividade no Brasil, como demonstram as pesquisas. O mercado atual é compreendido por 6,4 milhões de estabelecimentos, sendo que 99% deles são constituídos por micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae. Só em 2018, de acordo com o Serasa Experian de Nascimento de Empresas, aproximadamente 2,5 milhões de empresas foram registradas e a maioria delas são formadas por microempreendedores individuais (MEI). Como aponta o Sebrae, o impacto desses negócios também pode ser observado na economia, já que eles criaram 72% das vagas com carteira assinada no país em fevereiro de 2019.

Neste contexto, as pequenas empresas enfrentam alguns desafios que fazem parte da rotina de quem tem o próprio negócio. A gestão financeira aliada aos lucros e a formalização desses estabelecimentos se tornam algumas das principais questões das microempresas. Outro desafio comum é a gestão de cobranças, que influencia diretamente nos lucros obtidos. Por isso, definir estratégias para facilitar esses processos pode ser fundamental para quem deseja menos burocracia no trabalho.

O recebimento de pagamentos é uma das áreas que pode ser automatizada nas pequenas empresas. Assim, um dos principais meios adotados é o boleto online que pode oferecer diversos benefícios para esses negócios. 

Facilidade nos processos 

Por meio de um sistema de pagamentos, emitir boleto online pode ser um processo simplificado. Diferentemente das instituições bancárias, com esses intermediadores não é necessário estabelecer convênios bancários para começar a emissão. Na plataforma da empresa mineira Gerencianet, por exemplo, para gerar boletos, basta se cadastrar pelo aplicativo em um aparelho Android ou iOS e aguardar o processo de análise.

Esse sistema também oferece ao emissor a possibilidade de configurar descontos, juros e multas e enviar a cobrança para o pagador por e-mail ou WhatsApp. Para quem oferece produtos ou serviços por meio de sites e e-commerces, a ferramenta proporciona integrações capazes de automatizar ainda mais a emissão de boletos.

Diversificação dos pagamentos

As pequenas empresas precisam se preparar para encarar a inadimplência crescente no Brasil. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), neste ano, mais de 60 milhões de brasileiros estão com dívidas. Assim, disponibilizar meios de pagamentos variados pode ser uma das formas de enfrentar este problema. Para quem realiza vendas pela internet, a diversificação é fundamental, uma vez que estudos revelam que 54,2% das transações do e-commerce foram pagas à vista. 

Com o boleto online, é possível contar com um dos principais meios de pagamento de forma prática e automatizada. O pagamento também é facilitado, já que é possível pagar a cobrança em internet banking, lotéricas, bancos e demais correspondentes bancários. Logo, oferecer essa modalidade pode viabilizar o alcance dos consumidores que não possuem contas em bancos.

Mais economia 

Uma das principais vantagens do boleto online é que ele pode ser um meio de pagamento mais econômico quando comparado com outras formas, como o cartão de crédito. Para as microempresas que buscam reduzir os custos, contar com um intermediador de pagamentos também pode ajudar. 

Neste sistema, as tarifas por boleto online podem ser menores do que as praticadas pelos bancos. A emissão, baixa ou cancelamento do boleto também não são tarifados. Dessa forma, quem emite a cobrança só paga a tarifa após a confirmação do pagamento do boleto. 

Portanto, a emissão de boleto online pode ser vista como uma estratégia de crescimento para os pequenos negócios. Quando ela é realizada por um sistema de pagamentos, a empresa ainda pode aproveitar outros recursos, como carnês, links de pagamento, assinaturas e recebimento por cartão de crédito, além de outras vantagens. 

Para as pequenas empresas que querem entender mais sobre esse meio de pagamento, vale a pena conferir este guia para começar a emitir boleto bancário


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?