16/09/2019 às 15h36min - Atualizada em 16/09/2019 às 15h36min

Barcarena vive 39⁰ Festival do Abacaxi

Evento envolve diversas atividades, incluindo apresentações de artistas nacionais

Portal Belém
Prefeitura Municipal de Barcarena
O Festival do Abacaxi de Barcarena já é uma tradição da região nordeste do Pará

O Festival do Abacaxi era uma das grandes paixões do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, falecido no último dia 08 de setembro. Por isso, a organização do evento optou por não cancelar as atividades da 39º edição do festival, mas algumas programações que fazem parte do evento foram alteradas.
 
Foi adiada, por exemplo, para o próximo dia 25 de setembro, a realização do III Concurso Gastronômico do Abacaxi, com a participação de 11 finalistas. A escolha da melhor receita será no salão paroquial da igreja de São José, na Vila dos Cabanos.
 
O concurso está marcado para começar às 10h e deve ser finalizado às 14h. Nesse dia, cada finalista vai apresentar uma receita feita à base de abacaxi (prato principal, sobremesa ou petiscos). Todos os pratos serão submetidos a um corpo de jurados que vai avaliar os ingredientes e sabores.
 
Festival – A programação do Festival é ampla e inclui vários eventos. Nos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira), o evento será no Ginásio Municipal, com a apresentação de bandas e DJ’s e realização do concurso de Rainha Mirim e de Rainha do Abacaxi 2019.
 
Ainda no dia 20, só que pela manhã, na Praça Matriz da Sede, ocorrerá a Feira do Produtor Itinerante, oferecendo ao consumidor produtos orgânicos e mais baratos. O objetivo da agenda é fortalecer a agricultura familiar e a economia do município.
 
Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de setembro, no Centro Cultural de Barcarena-Sede, onde antes eram realizados os shows nacionais, haverá atividades para todas as idades e gostos. No sábado, o público contará, ainda, com programação ao vivo da Record TV Belém diretamente de Barcarena, incluindo a presença dos repórteres e apresentadores da emissora, que virão ao município para conhecer e mostrar o Festival do Abacaxi para todo o Pará.
 
No mesmo dia, sobe no palco do Circuito Cultural o grupo Cabaré do Brega, comandado pelo guitarrista Ximbinha, ex-integrante da Banda Calypso, que promete animar a multidão e fazer todo mundo dançar ao som dos principais sucessos da música paraense.
 
O fim de semana reserva, ainda, apresentação de DJ’s, bandas e espetáculos infantis, Corrida e Corridinha do Abacaxi, bingo valendo diversos prêmios, realização de brincadeiras e distribuição de lanches para as crianças. A prefeitura, por meio de ação de diversas secretarias, também vai oferecer serviços gratuitos ao público.

A sertaneja Marília Mendonça é uma das atrações nacionais do Festival

A sertaneja Marília Mendonça é uma das atrações nacionais do Festival


 
Shows – A apresentação de artistas nacionais no 39º Festival do Abacaxi será realizada no Estádio Municipal, que tem capacidade de público para, aproximadamente, 25 mil pessoas com conforto e segurança. O evento será totalmente gratuito, sem troca de alimentos por ingressos.
 
Os shows nacionais ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de setembro:
 
 27 - Anderson Freire, com abertura dos portões às 18h;
 
28 - Simone e Simaria, com abertura dos portões às 21h;
 
29 - Marília Mendonça, com abertura dos portões às 20h.
 
Nos três dias também haverá apresentação de bandas e DJ’s regionais, antes e depois dos artistas nacionais. Paralelamente, nos dias 28 e 29, na Praia do Caripi, a prefeitura de Barcarena vai realizar ação integrada entre as secretarias municipais, incluindo venda de abacaxi, exposição e comercialização de artesanato, abordagens de conscientização ambiental e divulgação da história de Barcarena. O objetivo é integrar o turista que virá para os shows e, antes, passará o dia na praia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?