28/01/2021 às 14h00min - Atualizada em 28/01/2021 às 14h00min

Aliança Francesa Belém realiza evento digital para celebrar a Amazônia

Programação será transmitida a partir das 19h no Youtube e pela TV Cultura do Pará

Assessoria da Instituição
Com edição do Belém.com.br
"Noite das Ideias" é um evento anual internacional dedicado à livre circulação das ideias e saberes. (Foto: Fernando Sette)
    
Para discutir e celebrar as identidades Pan-Amazônicas, a Aliança Francesa Belém apresenta nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, o evento virtual "Noite das Ideias", uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil em parceria com o Institut Français de Paris, que será transmitida via canal do YouTube da instituição e pela TV Cultura do Pará, canal 2, também parceira do projeto. Sob a temática "Mais próximos", o objetivo é buscar aproximações e imaginar um futuro melhor, em tempos de pandemia de Covid-19. 

Em formato de programa gravado, o evento terá mesas-redondas e atrações culturais da capital paraense em diálogo com convidados da Guiana Francesa — por conta da proximidade geográfica com o território ultramarino da França, e terá apresentação do jornalista Gabriel Pinheiros e mediação da jornalista Vanessa Vasconcelos. Como atração cultural, o evento terá pocket-show de Luizinho Lins e o grupo BanjoLoko, do grupo feminino de carimbó Suraras do Tapajós (de Santarém) e da cantora Keila. 
 
Às 19h, o evento inicia com o debate "Falar na Amazônia" para uma reflexão sobre as questões de discurso e variedade de línguas e criações artísticas entre o Pará e a Guiana Francesa, com os convidados: Ursula Vidal, secretária de Estado da Cultura do Pará; Edyr Augusto, escritor com livros publicados na França, vencedor do prêmio Caméléon de melhor romance estrangeiro e Christian Cécile, especialista em antropologia e membro do laboratório MINEA (Migração, Interculturalidade e Educação na Amazônia).

Logo após, o assunto é "Amar a Amazônia" e aborda a proteção ambiental e em particular sobre a proteção da água com as participações da escritora, a Ouvidora Geral do município de Belém, escritora, ativista indígena Márcia Kambeba e a também escritora e professora universitária Myrtô-Ribal Rilos, pesquisadora de sociedades crioulas do Caribe e da Guiana Francesa, além de uma fala da líder indígena Alessandra Munduruku.

Por fim, a mesa "Comer na Amazônia", com a chef Daniela Martins e a engenheira agrônoma Tatiana Daene, que discutem sobre os insumos alimentícios comuns na Pan-Amazônia e os usos tradicionais e contemporâneos de ingredientes típicos da região. 

 Sobre a "Noite das Ideias"
 
A ação "Noite das Ideias" é um evento anual internacional dedicado à livre circulação das ideias e saberes, que busca propor um momento de reflexões e debates com cidadãos, intelectuais e profissionais de diversas áreas sobre temáticas de cunho social, ambiental e cultural. A primeira edição, em 2020, foi um momento de reflexão sobre "A floresta, ser vivo, hoje". Neste ano socialmente tão particular, o tema escolhido para os debates gira em torno da temática "Mais próximos!" e ocorre simultaneamente em Belém, Brasília e Porto Alegre. 

Enquanto a crise sanitária da COVID-19 limita os grandes encontros e os deslocamentos internacionais, o Instituto Francês organizou sua programação de acordo. A edição deste ano conta com 24h de eventos com mais de 200 "Noites das Ideias" organizadas em países como Finlândia, África do Sul e Peru, passando por cidades como Beirute, Seul e Nova York.

Serviço
Noite das Ideias - Belém
Dia 28/01/2021, a partir das 19h
Assista: YouTube - Aliança Francesa Belém
TV Cultura do Pará - Canal 2
    

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?