04/02/2021 às 14h00min - Atualizada em 04/02/2021 às 14h00min

Pré-matrículas iniciam hoje para mais de 5 mil vagas em escolas técnicas do Pará

Oportunidades são para novo Ensino Médio Integrado e Educação de Jovens e Adultos

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
Interessados na pré-matrícula terão a oportunidade de realizá-la até a próxima terça-feira, 9 de fevereiro. (Foto: Rai Pontes/Ascom Seduc)


   
As pré-matrículas para os interessados em ingressar nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) começam nesta quinta-feira (4), conforme edital publicado em 28 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE). O processo diz respeito ao ingresso de novos alunos nos cursos técnicos de nível médio na modalidade novo Ensino Médio Integrado – itinerário profissional – e no programa de educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
 
Foram disponibilizadas 4.235 vagas na modalidade Ensino Médio Integrado, 1.230 vagas na modalidade Proeja, totalizando 5.465 vagas ofertadas. De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a oferta de turma será garantida mediante o número mínimo de 25 alunos selecionados no curso/turno/turma,
observado o limite de vagas nos Anexos I e II do edital.
 
Na modalidade Novo Ensino Médio Integrado — itinerário profissional – podem se matricular os candidatos que concluíram o ensino fundamental ou o equivalente, (havendo alternativa, o aluno maior de 18 anos deverá ser encaminhado para a modalidade de jovens e adultos).
 
O curso tem duração máxima de três anos e dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio, conforme a legislação em vigor.
 
Na modalidade Proeja devem se matricular os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente e com idade igual ou superior a 18 anos. Seus concluintes terão direito à certificação do ensino médio e ao diploma de técnico de nível médio, assim como a possibilidade de progressão de estudos para níveis mais elevados.
 
Quem já concluiu o ensino médio, mas tem interesse em realizar um curso técnico, se encaixa na modalidade subsequente que terá edital publicado no mês de março de 2021.
 
Pré-matrícula
 
Os candidatos interessados em obter uma vaga em uma das escolas técnicas geridas pela Sectet devem realizar a pré-matrícula, de 4 a 9 de fevereiro,
no site da Secretaria
 
A pré-matrícula neste período estará disponível até o preenchimento total das vagas. Os candidatos que excederem essa disponibilidade por escola/curso/turma/turno na fase da pré-matrícula ficarão em lista de espera e serão chamados para confirmação de matrícula caso as vagas sejam liberadas.
 
Os candidatos deverão comprovar documentalmente as informações prestadas no ato da pré-matrícula, caso não haja confirmação das informações prestadas, a vaga será perdida.
 
No ato da pré-matrícula, o candidato escolherá o curso pretendido e manifestará interesse por uma segunda opção de curso. Esta segunda opção de curso técnico está condicionada a não formação da turma escolhida como primeira opção.
 
Confirmação de matrícula
 
Os candidatos pré-matriculados deverão comparecer à secretaria da escola para a qual concorre à vaga, no período de 11 a 19 de fevereiro de 2021 para confirmação da matrícula, nos horários e escalonamentos (medida necessária para segurança sanitária) estipulados pela escola. No caso daqueles municípios que estiverem em bandeiramento preto, os alunos pré-matriculados deverão entregar os documentos nas escolas até cinco dias após o término do lockdown.
 
No ato da confirmação de matrícula, o candidato deverá comparecer à escola, munido de original e cópia dos seguintes documentos: requerimento de matrícula fornecido pela escola; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade (RG) ou similar; cadastro de pessoa física (CPF); certificado ou declaração de conclusão do ensino fundamental; histórico escolar do ensino fundamental; comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel); e duas fotos 3x4 recentes.
 
Os cursos oferecidos por cada escola divididos por modalidade, assim como a quantidade de vagas, estão disponíveis nos anexos I e II do edital. A previsão para o início das aulas é 22 de fevereiro.
O edital completo e seus anexos podem ser acessados no site da Sectet.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?