05/02/2021 às 10h46min - Atualizada em 05/02/2021 às 10h46min

Alerta: Variante mais agressiva do coronavírus é identificada em Belém

Segundo anúncio da Prefeitura, oito infecções foram confirmadas na capital

Da redação do Belém.com.br
A nova onda de casos em Manaus levou o sistema de saúde da cidade a um segundo colapso. (Foto: Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará)
      
Na manhã desta sexta-feira, 5 de fevereiro, o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) confirmou que Belém já tem pessoas infectadas pela mais agressiva variante do novo coronavírus identificada em Manaus (AM). Segundo o comunicado feito pelas redes sociais, oito infecções foram confirmadas.

A identificação ocorreu após o processo de genotipagem do vírus realizado pela Prefeitura de Belém, Universidade Federal do Pará e Vale. A confirmação da nova cepa foi identificada em cinco pessoas vindas de Manaus e três de Belém.

O prefeito de Belém pediu que a população redobre os cuidados com a saúde. “Fazemos um apelo para que a população siga com os protocolos através do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento. E que respeitem as determinações do último decreto conjunto. É pela vida e pela saúde de todos e todas”, afirmou.

 
A variante de Manaus foi identificada pela primeira vez no último dia 9 de janeiro, em viajantes que chegaram ao Japão depois de passarem pela capital amazonense. A nova onda de casos em Manaus levou o sistema de saúde da cidade a um segundo colapso desde o início da pandemia.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Denilson Feitosa, essa variante é um pouco diferente do vírus que já circulava no Pará. “Há sinais de uma infectividade maior. Então, há a possibilidade de uma pessoa transmitir para mais outras. Os sintomas são os mesmos, mas podem ser mais graves do que os que estamos acostumados. Os cuidados permanecem os mesmos. A população precisa continuar mantendo os protocolos de segurança”, destacou o diretor de Vigilância em Saúde

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?