18/02/2021 às 18h00min - Atualizada em 18/02/2021 às 18h00min

Semob substituirá Belém Rio na linha que atende o Quinta dos Paricás

Reestruturação vem após após reclamações da população

Redação do Belém.com.br
Com informações da Agência Belém
Linhas da Belém Rio voltaram a operar provisóriamente após determinação da SeMOB. (Foto: Ascom SeMOB)

   
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) iniciou o processo de substituição total da empresa Belém Rio na linha Águas Negras – São Brás, que atende o residencial Quinta dos Paricás, no Maracacuera, Distrito de Outeiro. A mudança vem após uma série de denúncias da população de baixa rotatividade na linha.
 
A mudança vem após uma série de fiscalizações específicas desta linha, que vêm ocorrendo há cerca de 15 dias pelos agentes de transporte do órgão.
 
“Recebemos a denúncia de que, dos cinco ônibus previstos para atender a área durante a semana, apenas dois estavam rodando, e no sábado e domingo dificilmente havia ônibus. Estabelecemos contato com a empresa, houve o restabelecimento dos cinco ônibus. Semanas depois fizemos um segundo atendimento de outro grupo da área, também com reclamações. E entre a denúncia de um e de outro grupo, o serviço foi novamente se deteriorando”, apontou o diretor geral da SeMOB, José Roberto Pereira de Oliveira.  
 
Como primeira medida, efetuada na última terça-feira (16), diante da interrupção na prestação do serviço de forma unilateral pela empresa e sem a autorização do órgão, foi determinado o pronto restabelecimento da linha sob pena de responsabilização em caso de não cumprimento.
 
A linha foi, então, restabelecida, mas ainda na noite de terça-feira a SeMOB emitiu outra ordem de serviço, acrescentando uma nova linha que atenda o Quinta dos Paricás. Esta linha, que já começou a operar de forma imediata nas primeiras horas da manhã de ontem (quarta-feira, 17), é a Icoaraci – Ver-o-Peso, da empresa Vialoc com trajeto pela avenida Arthur Bernardes, e que agora passa a integrar o residencial em seu itinerário.
 
Com a entrada da nova linha, há um aumento não só da oferta de veículos aos cerca de 10 mil moradores do Quinta dos Paricás, como também uma nova rota diferente da que vinha sendo operada pela Belém Rio (pelas avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, até São Brás), permitindo uma opção de ligação direta do conjunto ao centro comercial da capital. 
 
Diante disso, ficou decidido que até a próxima sexta-feira, 19, a Belém Rio irá formalizar junto à SeMOB sua saída da linha Águas Negras – São Brás, via Paricás. Em uma nova reunião na próxima semana, a SeMOB já apresentará sua proposta para a migração a uma nova empresa. Até a total transição, a Belém Rio fica obrigada a continuar com a prestação do serviço que atende o Paricás, em paralelo à Vialoc que passou a operar a outra linha da área. 
 
A SeMOB se comprometeu que esta mudança de empresas será feita sem descontinuidade do serviço em momento algum. 
 
Também ficou acertado que a Belém Rio deve formalizar ao órgão quais são as outras linhas que não tem mais interesse em operar, entre elas algumas com registros de reclamações recorrentes junto ao órgão, como as que servem aos conjuntos Maguari, Satélite, Tenoné, Médice e o Distrito de Outeiro. De posse dessa informação, a SeMOB abrirá os procedimentos de substituição. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?