19/02/2021 às 10h00min - Atualizada em 19/02/2021 às 10h00min

Terminal Hidroviário de Belém retoma viagens para o Marajó

Viagens estavam suspensas para prevenir aglomerações no carnaval

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
As viagens para Manaus continuam suspensas enquanto as para o Amapá seguem normalmente. (Foto do município de Muaná, na Ilha do Marajó, tirada por W. Andrade)

    
O Terminal Hidroviário de Belém (THB) voltou a operar viagens de embarcações e passageiros após o fechamento em função do decreto governamental nº 1.310, que determinava a proibição do tráfego entre o Marajó e a região metropolitana de Belém no período do carnaval.
 
As atividades ficaram
suspensas de 12 até 17 de fevereiro, para prevenir aglomerações na data festiva. Durante a pausa, o equipamento passou por desinfecção sanitária e, com o retorno, as medidas de proteção contra o coronavírus estão reforçadas.
 
O Terminal oferece 10 embarcações diárias para a ilha do Marajó, com 20 operações entre embarques e desembarques de aproximadamente 1.700 usuários rumo ao arquipélago, o correspondente a 80% do público do local. Além da higienização nos ambientes, os estoques de álcool gel foram renovados.
 
O funcionamento do espaço é das 6h às 20h, todos os dias, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 11 empresas de navegação.
 
As intermunicipais fazem o trajeto Belém-Camará-Belém; Belém-Soure/Salvaterra-Belém; Belém-Cachoeira do Arari-Belém; Belém-Santa Cruz do Arari-Belém; Belém-Ponta de Pedras-Belém e Belém-Mocajuba-Belém. Já as interestaduais operam o percurso Belém-Macapá-Belém e Belém-Manaus-Belém.
 
Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte Alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM.
 
As viagens para o Amazonas continuam suspensas devido ao decreto 800/2021, já as do Amapá seguem normalmente. 
 
Protocolos de Saúde

Desde o início da pandemia, no ano passado, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) vem atuando com fiscais que prestam auxílio aos usuários, nos turnos manhã e tarde, orientando sobre o uso da máscara, utilização do álcool gel e distanciamento social de segurança, para evitar a contaminação pela Covid-19. Todos os usuários que chegam ou partem via THB passam por aferição de temperatura e são orientados por técnicos em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Além da higienização dos espaços, sinalização de poltronas, a CPH emite avisos sonoros sobre a importância das medidas de segurança.
    


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?