19/02/2021 às 11h00min - Atualizada em 19/02/2021 às 11h00min

Pará deve receber novo lote de vacinas na semana que vem

Ministro da Saúde promete um total de 1,5 milhão de vacinas ao estado

Da redação do Belém.com.br
Com informações da Agência Pará
Atualmente, o Pará está em último lugar no ranking nacional da vacinação. (Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará)
      
O Pará deve receber 1,5 milhão de doses de vacinas contra a covid-19 até o dia 30 de março. A primeira remessa desse lote deve ser entregue na semana que vem, até 24 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com o governador Helder Barbalho, na tarde desta quinta (18), em Santarém.

Durante a reunião, Helder Barbalho questionou ao ministro o número insuficiente de vacinas que o Pará tem recebido do Ministério da Saúde. Mesmo com a nona maior população do Brasil (8.702.353 habitantes), o Pará é o estado que recebeu, proporcionalmente, a menor quantidade de vacinas contra a covid-19. Atualmente, o estado está em último lugar no ranking nacional da vacinação. 

Segundo Eduardo Pazuello, o Ministério enfrenta problemas na distribuição das vacinas, mas que em março isso deve ser contornado, visto que o País já recebeu insumos para começar a produzir localmente as vacinas. "Em março, entramos na produção plena da Fiocruz, Butantan e das compras. A intenção é chegar em 40 milhões de doses. O Pará tem 4% da população do Brasil, com esse quantitativo de vacinas conseguiremos enviar 1,5 milhão para cá”, informou Pazuello. 

Como medida preventiva, o ministro adiantou que o Ministério da Saúde vai enviar 10 mini usinas de fabricação de oxigênio para o oeste do Pará e ilha do Marajó. Os equipamentos devem ser entregues no prazo entre 45 e 60 dias. 

Para o governador Helder Barbalho, a reunião foi satisfatória na medida em que o Ministério da Saúde sinalizou o enviou significativo de novas doses da vacina contra covid-19 para os 144 municípios paraenses. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?