09/03/2021 às 15h00min - Atualizada em 09/03/2021 às 15h00min

Governo do Pará cria projeto para ampliar número de creches

Iniciativa visa reduzir o déficit educacional no estado

Redação do Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
O projeto “Creches Por Todo o Pará” foi encaminhado para apreciação na Alepa. (Foto: Marco Santos/ Ag. Pará)
    
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta segunda (8) o projeto “Creches Por Todo O Pará”. A iniciativa visa garantir vagas em creches para crianças de 0 a 5 anos de idade, além de possibilitar que as mães, por meio de um espaço com conforto e comodidade, possam deixar seus filhos em segurança e ocupar espaços no mercado de trabalho. 

O programa funcionará em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Neste primeiro momento, cerca de 100 creches serão disponibilizadas. Cada unidade escolar terá a capacidade de atender 200 crianças de 0 até 5 anos de idade, oferecendo um espaço com 10 salas de aulas, berçário, lactário, além de toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

“Eu acredito muito que é um passo gigantesco na direção de melhorar os nossos indicadores educacionais e, sobretudo, de combater qualquer tipo de desrespeito à infância e trabalhar essa criança que está em situação de vulnerabilidade. A creche será construída e equipada pelo Estado, e dotada das melhores condições para que possa, de fato, fazer uma educação de qualidade”, ressaltou a titular da Seduc, Elieth Braga. 

Além de reduzir o déficit educacional no Pará, o programa visa impulsionar o processo de aprendizagem no Ensino Infantil. “De acordo com dados do Ministério da Educação, 30 mil vagas representam o déficit na educação infantil no Pará. Portanto, esta ação tem por meta reduzir este número em nosso estado. O projeto permite que, ao tempo da construção dos espaços, possamos incrementar 20 mil novas vagas em salas de aula por todo o estado”, afirmou o governador Helder Barbalho.

O Programa

O projeto “Creches Por Todo o Pará” foi encaminhado para apreciação dos deputados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa. A partir da sua aprovação, a Seduc vai orientar e instruir os municípios sobre como a iniciativa funcionará. Cada cidade que participar do projeto, deverá assinar um termo de adesão, disponibilizando um terreno para que a creche seja construída.

“Encaminhamos à Alepa, o Projeto de Lei que cria o programa “Creches Por Todo O Pará”. Certo da sensibilidade do Poder Legislativo, que em um breve espaço de tempo esta lei seja aprovada, para que possamos abrir o edital de chamamento e os municípios interessados possam se inscrever e, ao mesmo tempo, viabilizar os terrenos às suas creches. O Governo do Estado vai construir e equipar os espaços, entregá-las aos municípios para assistirem às suas crianças e atender aos que tanto precisam e zerar o déficit existente”, ponderou o chefe do Executivo Estadual.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?