25/03/2021 às 14h00min - Atualizada em 25/03/2021 às 14h00min

Belém é indicada para sediar o X Fórum Pan-Amazônico

Evento será realizado no segundo semestre de 2022

Redação do Belem.com.br
A escolha será decidida nesta quinta-feira (25) pelo conselho da Fospa. (Foto: Arquivo/Agência Belém/Fernando Sete)
     
A cidade Belém foi indicada para ser sede do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), evento a ser realizado no segundo semestre de 2022. A escolha do local que vai sediar o encontro será decidida nesta quinta-feira (25) pelo conselho da Fospa.

Criado em 2002, o Fórum tem como objetivo a defesa da Amazônia e seus povos, o combate ao neoliberalismo e as alterações climáticas. Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues,  Belém é uma cidade importante no cenário amazônico e que, por isso, possui um papel estratégico em diversos aspectos.

O conselho da Fospa é formado por representantes dos nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Guiana Francesa/Caiena, Suriname, República Cooperativa de Guiana, Equador e Bolívia. 

Edições

O Fórum Pan-Amazônico é realizado a cada dois anos. A última edição foi em 2020, na cidade de Mocoa, na Colômbia. O evento foi no formato virtual, por causa da pandemia do coronavírus.

Caso seja escolhida, a cidade de Belém sediará  pela terceira vez o evento, sendo anfitriã nas duas primeiras edições do Fospa, realizadas em 2002 e 2003. "Belém é uma cidade que tem tradição para esses encontros. Já foi sede do Fórum Social Mundial, além de ter sediado duas vezes o Fórum Pan-Amazônico e o segundo Encontro Americano pela Humanidade e Contra o Neoliberalismo", finalizou Luiz Arnaldo Pontes, integrante do Comitê/Belém do Fospa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?