01/05/2021 às 21h15min - Atualizada em 01/05/2021 às 21h15min

Cartilha visa enfrentamento da covid-19 no ambiente de trabalho

O objetivo é orientar sobre as medidas preventivas para reduzir os riscos de transmissão

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
A cartilha traz medidas preventivas para cada tipo de ambiente (Foto: Roberta Aragão/Sespa)
          
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apresenta, neste sábado (1º) em que se comemora o Dia do Trabalhador, a Cartilha “Orientações Sanitárias para o Enfrentamento da Covid-19 no Ambiente de Trabalho”. 
 
O objetivo é orientar os trabalhadores sobre as medidas preventivas e protetivas para reduzir os riscos de transmissão da Covid-19, nos locais de trabalho porque a pandemia ainda não acabou.O uso obrigatório de máscaras que devem cobrir nariz, boca e queixo é a primeira orientação geral contida na Cartilha.
 
A cartilha traz medidas preventivas para cada tipo de ambiente tais como recepção, elevador, estações de trabalho, refeitório, copa e também atitudes que devem ser tomadas no ambiente de trabalho, em veículos e ao receber produtos por delivery (entrega em domicílio).
 
Até o momento, o Pará tem confirmados 472.986 casos de Covid-19 e 13.083 óbitos pela doença e a maioria dos municípios ainda se encontra na primeira fase do Plano de Vacinação.
 
Orientações gerais - Além de indicar o uso obrigatório de máscara, a cartilha destaca todos os cuidados que os trabalhadores devem ter com o seu manuseio e destinação após o uso: higienizar as mãos ao colocar e retirar a máscara sempre pegando pelos elásticos, descartar máscaras em sacos plásticos, preferencialmente, em lixeiras com tampa de acionamento por pedal, não retirar a máscara para tossir e espirrar, providenciar a troca sempre que as máscaras estiverem úmidas ou com presença de sujidades.
 
Outras orientações são higienizar as mãos com álcool 70% e manter o distanciamento social; não compartilhar objetos e materiais de uso individual e não encostar garrafas ou copos na torneira do bebedouro.
 
Entre as atitudes importantes no ambiente de trabalho estão: higienizar antes e depois do uso os equipamentos que são compartilhados como computador e telefone, evitar o trânsito entre departamentos, higienizar as mãos antes e após bater o ponto e usar caneta própria; ao utilizar serviço de delivery, o ideal é optar por pagamento por aplicativo e higienizar as embalagens dos produtos com água e sabão ou álcool 70%.
 
Serviço

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?