04/05/2021 às 09h08min - Atualizada em 04/05/2021 às 09h08min

Dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado nesta quarta (5)

Higienizá-las é uma medida que previne a propagação de infecções

Assessoria do HOIOL
Com edição do Belem.com.br
As mãos são a principal via de transmissão de microrganismos (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
          
Na próxima quarta-feira, 5 de maio, é o Dia Mundial de Higienização das Mãos.Todo mundo sabe que as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos, os quais  podem afetar a saúde humana. Higienizá-las é uma medida que previne a propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde e salva vidas. 
 
Para reforçar a importância do tema na sociedade, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém,desenvolverá ações educativas alusivas ao dia comemorativo nos horários das 9h às 11h e das 14h30 às 16h.
 
A aparição de uma das personagens do filme Guerra nas Estrelas, o vilão Darth Vader, fará parte da ação lúdica de sensibilização do Oncológico Infantil sobre os perigos da não higienização as mãos.
Higienizar as mãos é uma das seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde. Este ato é uma atitude que, sem dúvida, aprimora a qualidade dos serviços assistenciais.
 
"As razões de se higienizar as mãos é que, além de proteger o paciente contra microrganismos potencialmente letais que estão presentes nas mãos ou na pele do paciente, protege o profissional de saúde e o ambiente hospitalar em que ele atua", informa a médica infectologista Ilce Menezes sobre os principais perigos de contaminação provocados pela falta de atenção à higienização.
 
Na 'batalha' de conscientizar pacientes e seus acompanhantes que utilizam os serviços ambulatoriais do hospital, o enfermeiro Mattheus Carvalho, caracterizado de Darth Vader, executa uma atividade pedagógica que conta com o uso de um gel simulador de contaminações, utilizado em treinamento. Será feita uma demonstração do produto na região das mãos, friccionando-o entre dedos, unhas e pulso, mostrando como higienizar as mãos corretamente.
 
Para redobrar a prática de higienização, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) implantou, em junho de 2020, o Time Guardiões dos Maninhos, iniciativa que empodera a equipe para os cuidados rigorosos com a limpeza das mãos e, principalmente, alavanca a prática e o fortalecimento dos cuidados desempenhados pela equipe, proporcionando um atendimento seguro, diminuindo riscos e reforçando a cultura hospitalar da higienização das mãos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?