06/05/2021 às 08h38min - Atualizada em 06/05/2021 às 08h38min

Semas instala ponto fixo para coleta de óleo de cozinha, em Belém

O descarte de forma incorreta do óleo de cozinha causa problemas socioambientais

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Em Belém são despejados mensalmente 30 milhões de litros de óleo de cozinha (Foto: Divulgação)
          
O descarte de forma incorreta do óleo de cozinha causa problemas socioambientais. Ao ser despejado no ralo da pia - o meio mais comum de descarte irregular - o líquido se condensa ao interagir com outros detritos no encanamento, formando uma massa espessa que pode danificar a tubulação. Além disso, quando chega ao solo, causa a sua impermeabilização, comprometendo o processo de filtração da água da chuva, o que propicia enchentes.
 
Diante desta problemática, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promove nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), às 9 horas, uma oficina de economia doméstica sobre reciclagem do óleo utilizado no preparo de alimentos.
 
O workshop ensina a transformar o líquido em barra de sabão e vai capacitar os servidores que atuarão nas ações da Semas no programa do Governo do Estado “Territórios Pela Paz” (TerPaz), promovendo a sustentabilidade.
 
A Semas também montou um ponto fixo de coleta do óleo de cozinha foi instalado na biblioteca da Semas, que receberá o produto no horário de expediente da secretaria, das 9h às 15 horas. O líquido será utilizado para a confecção de sabão em barra, um meio ambientalmente viável de reaproveitamento desse óleo.
 
A poluição hídrica é outro dano ao meio ambiente causado pelo descarte incorreto do óleo, uma vez que a água e o resíduo possuem propriedades diferentes e por isso não se fundem. O óleo forma uma camada sobre a água, impossibilitando que a luz solar adentre os mares, rios e igarapés, assim como prejudica a distribuição de oxigênio à vida marinha.
 
A emissão de gases poluentes na atmosfera - como o gás metano, um dos responsáveis do efeito estufa - também é uma consequência do despejo errôneo do óleo de cozinha. 
 
Problemática- O óleo também pode atrair animais vetores de doença, como ratos. Um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de metros quadrados de solo. Segundo a Professora Vania Neu, da Universidade Rural da Amazônia (Ufra), na “Oficina de Saponificação”, promovida virtualmente pela universidade, em Belém são despejados mensalmente em pias de cozinha 30 milhões de litros de óleo de cozinha. No Brasil, são 200 milhões de litros de descarte incorreto desse líquido.
 
TerPaz - A Semas realiza oficinas de produção de sabão caseiro em comunidades da Região Metropolitana de Belém (RMB), como parte do projeto de Economia Doméstica e Formação de Rede Comunitária para Reaproveitamento de Resíduos Sólidos, Líquido e Orgânicos, executado pela secretaria dentro do programa do Governo do Estado “Territórios Pela Paz” (TerPaz). 
 
As ações levam políticas públicas aos bairros em situação de vulnerabilidade social da RMB. 
 
Serviço
Ponto fixo de coleta do óleo de cozinha.
Local: Biblioteca da Semas, na travessa Lomas Valentinas, 2717- Marco. 
Horário: das 9h às 15 horas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?