06/05/2021 às 18h00min - Atualizada em 06/05/2021 às 18h00min

Prefeitura lança plataforma de discussão e participação cidadã

A plataforma tem o objetivo de melhorar a área de moradia e da cidade como um todo

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
Um espaço de discussão entre a gestão municipal e a população (Foto: Marcos Barbosa/Comus)
           
A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) lançou a plataforma de participação cidadã "Tá selado". Um espaço de discussão entre a gestão municipal e a população, para que os moradores da capital apresentem as demandas de seus bairros, com o objetivo de melhorar a sua área de moradia e da cidade como um todo.
 
Etapas - A plataforma faz parte de um extenso processo de participação cidadã, dividido em quatro etapas. A primeira começou no dia 30 de abril e segue até o dia 11 de maio, com reuniões preparatórias junto às lideranças de Belém para falar sobre todas as fases da participação popular neste processo.
 
Na segunda etapa, ocorrerão “Plenárias Populares de Bairros e Segmentos”, entre os dias 12 a 29 deste mês de maio.
 
Neste período, os moradores e representantes de cada bairro de Belém irão discutir sobre os problemas locais e específicos de cada área, assim como participarão de um processo eleitoral para elegerem delegados(as), que representarão o bairro na terceira etapa do “Tá Selado”.
 
A próxima etapa será no período de 07 a 24 de junho, com a PMB realizando a terceira etapa desse processo de participação cidadã, por meio das "Plenárias de Delegacias Distritais'. 
 
Nesta fase, que reunirá todos os delegados(as) eleitos(as) em cada bairro, serão debatidas as prioridades definidas pela própria população, para ser elaborado o plano distrital e compor o Plano Plurianual Anual (PPA).
 
Ainda nesta etapa, serão eleitos(as) delegados(as) distritais que participarão da próxima etapa.
 
Após a realização das plenárias, a administração municipal promoverá a quarta etapa do processo de participação popular com a realização do “Congresso da Cidade”, no dia 01 de julho, deste ano, reunindo todos os delegados(as) eleitos(as) nos oito distritos de Belém. 
 
Na ocasião, a população irá conhecer e debater as propostas aprovadas nas regiões distritais, para que faça parte do PPA 2022/2025. Nesse dia, serão eleitos os Conselheiros(as), que vão fazer parte do Conselho da Cidade, com mandato de dois anos.
 
As propostas que serão apresentadas pela população vão ajudar na elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei Orçamentária Anual (LOA) e na construção de um plano de longo prazo, “Belém 2035, 200 anos da revolução cabana”. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?