23/09/2019 às 18h48min - Atualizada em 24/09/2019 às 08h01min

Educação e conscientização estão em alta devido às inciativas em prol do Dia Nacional de Adotar um Animal

É importante conhecer o tamanho do investimento para garantir a qualidade de vida do animal antes de adotá-lo.

DINO
https://www.revistaecotour.news


A cada dia que passa a responsabilidade com os animais se torna presente na vida de muitas pessoas, por isto é muito importante falar sobre conscientização. Conscientizar massas só é possível quando conseguimos ter uma visão e compreensão do valor do trabalho de cada protetor dos animais, ressalta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

Muitas pessoas conseguem enxergar a urgência em se falar em castração. Está cada vez mais clara a importância de informar adultos e crianças sobre as questões que envolvem o bem estar dos animais. São incontáveis os animais que sofrem tortura por seus tutores ou por terceiros, frutos de acasalamentos indesejáveis.

Quando a situação econômica piora e ocorre o desemprego, os animais sofrendo as consequências, infelizmente algumas pessoas não consideram os verdadeiros sentimentos do animal e tem coragem de abandoná-lo. É importante conhecer o tamanho do investimento para garantir a qualidade de vida do animal antes de adotá-lo. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revela que gastos com pets podem chegar a 24% da renda mensal de famílias das classes C e D. Essa falta de conhecimento contribui para a estatística alarmante do abandono.

Maltratar animais é crime, entendendo-se não apenas agressões físicas, mas também deixar sem alimento, água ou abrigo, bem como deixar o animal preso e sem assistência veterinária. Hoje, os cães e gatos são tratados como membros das famílias, mas por outro lado, o abandono ainda é uma triste realidade, muitos casos de maus tratos acontecem frequentemente. Precisamos aproveitar para discutirmos os aspectos da busca da solução destes problemas e, agirmos, nesta data especial, 4 de outubro, Dia Nacional de Adotar um Animal, articulando atividades com o cotidiano das escolas, dos bairros, das cidades e do País.

A educação e a conscientização andam juntas. Elas conseguem construir conhecimento ao indivíduo de forma que ele entenda criticamente sua realidade. Para que esse movimento seja eficiente é preciso falar sobre os temas atrelados a adoção de um animal. Às crianças, é importante instruí-las a se sentirem responsáveis pelo cuidado com o animal.

Mais do que energia, a atividade educativa necessita de sinergia. Comprometimento é um contrato interior, cuja cláusula principal é oferecer aquilo que há de melhor em si, para atingir um objetivo comum a todos. Defesa animal exige comprometimento, salienta Vininha F. Carvalho.

Pessoas comprometidas são decididas e ousadas. Atuam dentro desta causa, sempre uma boa dose de otimismo, coragem e entusiasmo. Sem essas características, possivelmente existirá apenas envolvimento, algo que não permite construir uma nova mentalidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?