-
16/05/2021 às 15h00min - Atualizada em 16/05/2021 às 15h00min

Maio vermelho alerta para diagnóstico precoce do câncer de bexiga

A relação entre o hábito de fumar e o aumento das chances do surgimento de câncer

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
O câncer de bexiga está em 7º lugar no Brasil dentre os tipos de tumores mais comuns (Foto: Divulgação)
            
A Campanha Maio Vermelho, que acontece no mês de combate ao tabagismo, tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos do tabaco e a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de bexiga. 
 
A campanha mostra a relação entre o hábito de fumar e o aumento das chances do surgimento de câncer de bexiga.
 
Além da possibilidade do câncer de bexiga, o tabaco afeta os pulmões de forma a aumentar o risco de desenvolvimento da forma grave da covid-19, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
 
De acordo com pesquisa publicada no Chinese Medical Journal, fumantes têm 14% mais chances de desenvolver pneumonia por coronavírus.
 
O câncer de bexiga está em 7º lugar no Brasil dentre os tipos de tumores mais comuns na população. Dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que, em 2020, foram cerca de 10.640 mil casos, com 4.517 óbitos. 
 
Fatores de risco
Além do cigarro, a idade é um fator significativo. Mais de 70% dos tumores são diagnosticados após os 65 anos e a idade mediana do diagnóstico é de 73 anos. 
 
Em homens a incidência do câncer de bexiga é de três a quatro vezes maior do que em mulheres. Outro ponto é a raça: brancos tem aproximadamente duas vezes mais risco de desenvolverem o problema do que negros.
 
Câncer de bexiga é mais comum em homens
A chance de um homem desenvolver câncer de bexiga ao longo da vida é de aproximadamente 1 em 25-30 e da mulher é de 1 em praticamente 90. 
 
Quanto à hereditariedade, este tipo de tumor não tem muita correlação com este fator. 
 
Sintomas
O principal sinal relacionado aos tumores de bexiga é a presença de sangue visível na urina. Entretanto, a doença também pode causar alteração do padrão urinário, provocando sintomas chamados de armazenamento, ou irritativos, que são o aumento da frequência com que o indivíduo urina, tanto de dia quanto de noite, a necessidade de urinar com urgência, além de dor/ queimação ao urinar. 
 
Num cenário de doença mais avançada, o paciente pode apresentar dor nas costas e emagrecimento.
 
Prevenção 
Após cessar o tabagismo por dez anos, o risco de câncer de bexiga cai pela metade. Além disso, outras medidas são: proteção adequada no ambiente de trabalho em que há exposição às aminas aromáticas, beber muito líquido e uma dieta rica em frutas e vegetais. 
 
Dicas para parar de fumar
- Evite lugares com muitos fumantes;
- Quebre a rotina (se você fuma ao tomar café após o almoço, tente evitar, varie a bebida, altere os horários e locais das refeições);
- Concentre-se em outras atividades;
-Busque apoio da família e amigos;
-Comece a guardar todo o dinheiro que você gastaria com o cigarro e use-o como motivação;
- Se tiver uma recaída não desanime, o importante é nunca desistir.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.0%
2.8%
2.7%
2.4%
4.6%
14.2%
1.5%
3.1%
1.0%
57.7%