25/09/2019 às 09h53min - Atualizada em 25/09/2019 às 10h09min

A influência de jogos no desenvolvimento das crianças

Além de entreter e divertir seus filhos, essas atividades se mostram de suma importância para diversos parâmetros físicos, psicológicos e sociais.

DINO
https://jogosnainternet.com.br
Crianças em contato com um Tablet


A etapa da primeira infância de uma criança é fundamental para estimular o desenvolvimento e a capacidade lúdica de sua comunicação e raciocínio. Através de jogos educativos, jogos de pintar, ou joguinhos tradicionais, o ensinamento e a percepção das crianças em relação ao mundo crescem exponencialmente se influenciados de maneira correta.

Além de entreter e divertir seus filhos, essas atividades se mostram de suma importância para diversos parâmetros físicos, psicológicos e sociais. Muitas vezes, são através dos joguinhos que a criança começa a ser apresentada a outros conteúdos como a aprendizagem emocional, compaixão e competitividade saudável.

Com diferentes abordagens e objetivos, os jogos educativos são uma das formas mais genuínas de comunicação e ensinamento que podemos apresentar a uma criança de 1 a 7 anos, por exemplo. Além de aprenderem diferentes ensinamentos, com os jogos o desenvolvimento como ser humano começa a se torna mais ágil.
 

O histórico dos jogos

Os jogos em geral foram criados em meados do século XVI e os primeiros estudos sobre os benefícios que esta nova "modalidade" poderia trazer para a sociedade como um todo teve início em Roma e na Grécia.

Através de uma educação disciplinadora como a memorização e a obediência, os jogos foram vistos como algo impróprio. Porém, logo na era do Renascentismo a visão dos jogos é modificada para as quais conhecemos atualmente.

Percebendo todos os benefícios que os jogos traziam à sociedade, este novo método de ensino começou a ser aplicado às crianças de forma tímida. Os primeiros joguinhos destinados a este público infantil apareceram com a proposta do filósofo Froebel (1782 - 1852), que passou a considerar os jogos educativos uma excelente alternativa de acelerar os primeiros estímulos do ser humano.

Logo depois, este método de ensino através de jogos de pintar, começou a ganhar força em todo o mundo e muitas variantes começaram a aparecer.
 

Contribuição dos jogos para o desenvolvimento infantil

As atividades infantis tanto na escola como em casa, são maneiras práticas e simples de ajudar na educação básica infantil. O ato da brincadeira é uma das essências da infância e o seu uso permite que o trabalho pedagógico possibilite ser muito mais eficaz através de joguinhos indicados para cada faixa etária.

Ter contato com jogos lúdicos na primeira etapa da vida de um ser humano faz com que ele se desenvolva como pessoa, faz com que sua comunicação se torne mais simples, suas expressões comecem a ser moldadas e a construção do conhecimento sobre o mundo se torna muito mais prática através de jogos educativos como o de conhecimentos, por exemplo.

O ato de ter contato com uma brincadeira lúdica é uma necessidade para crianças de todas as idades que ainda não tenham se desenvolvido por completo. Afinal, através dos jogos de tabuleiros e jogos de pintar , por exemplo, o seu filho (a) consegue criar significados próprios de acordo com cada nova descoberta de sentimentos e de informações.
 

Em que momento os joguinhos devem ser introduzidos?

Para Jean Piaget, pesquisador e um dos principais nomes da pedagogia mundial, as crianças passam por duas grandes fases de desenvolvimento na infância: o período sensório motor e o período operatório completo. Para cada uma destas fases, os joguinhos podem ser aplicados de maneiras diferentes.

• Período sensório motor: É a primeira infância, quando o indivíduo está na fase de 0 a 2 anos de vida. Aqui, os jogos são apresentados com o objetivo de aprendizagem e do desenvolvimento infantil como um todo.

• Período operatório completo: É a fase da infância como a conhecemos, quando a criança está no período de 02 a 07 anos. Neste segundo momento, os jogos raciocínio e os jogos de pintar são aplicados como uma generalização sensória e a fim de estimular o raciocínio rápido e prático.
 

Benefícios dos joguinhos infantis

Durante a infância, podemos encontrar joguinhos de diversas modalidades e com objetivos diferentes. Os mais importantes em um primeiro momento acabam sendo os jogos de tabuleiro e os jogos de pintar.

Apesar de já mencionados algumas vezes ao longo do texto, separamos alguns dos principais benefícios ao estimular seu filho (a) a interagir com essas atividades educativas.

• Estabelecer limites: Através dos jogos educativos é possível ensinar a questão de limites e oportunidades, sem correlacionar com proibições. Desta forma, a brincadeira acaba sendo mais saudável e efetiva.

• Aumentar atenção: Em uma sociedade onde é preciso pensar, interpretar e solucionar com cada vez mais agilidade, o foco da atenção diretamente na brincadeira ajuda no processo de aprendizagem deste quesito.

• Criatividade: Ao entregar um jogo de pintar, por exemplo, é possível fazer com que a criança explore seu lado artístico e exerçam a criatividade desde cedo. É nesta fase que muitos talentos e dons artísticos começam a aparecer. E nada melhor do que estimular crianças com os joguinhos.

• Sociabilidade: Através de jogos, é possível inserir crianças à sociedade de maneira simples e eficaz. O primeiro contato com o mundo acontece na escola. E nada melhor para pais e professores do que estimular o convívio desde seus primeiros dias com outras crianças através de atividades educativas.

• Diversão: A maneira mais eficaz de trabalhar o desenvolvimento de uma criança é através da diversão. Ao se sentirem relaxadas, estarão mais seguras e atentas à novas instruções e ensinamentos.

Por isso, escolha sempre jogos que além da função de entreter, sempre tenham algo a ensinar que possa ser aplicado no dia a dia. Principalmente quando os jogos contam com a participação dos pais.


Como escolher jogos educativos?

Ao escolher um joguinho para a criança, leve em consideração alguns fatores para que este, de fato, tenha alguma relevância nos ensinamentos e de fato se torne uma estratégia educativa. São eles:

• Idade
• Jogos favoritos
• Estilo de jogo que mais se adeque à personalidade da criança

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?