-
28/05/2021 às 15h00min - Atualizada em 28/05/2021 às 15h00min

Anvisa alerta para uso de paracetamol após vacina contra covid-19

O uso indiscriminado do medicamento pode causar efeitos adversos

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
Anvisa alerta para uso de paracetamol após vacina contra covid-19 (Foto: Divulgação)

         

O uso indiscriminado de paracetamol para alívio de dores e febre, após a vacinação contra covid-19, pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte. O alerta é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

De acordo com a agência, o paracetamol deve ser usado com cautela, sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária.

 

As principais reações observadas após a vacinação contra covid-19 são febre e dores de cabeça e no corpo, que variam de leves a moderadas. Mas é bom lembrar que esses efeitos devem desaparecer em poucos dias.

 

Notificação

 

A ocorrência de quaisquer efeitos indesejados após a utilização de paracetamol e de outros medicamentos deve ser imediatamente registrada por meio do VigiMed, sistema da Anvisa destinado às notificações de eventos adversos, tanto por cidadãos quanto por serviços de saúde. Já as suspeitas de desvios de qualidade (queixas técnicas) referentes a fármacos em instituições de saúde devem ser registradas por meio do Notivisa

 

É necessário que a notificação tenha um conjunto de informações, como a identificação detalhada do medicamento suspeito, dados do fabricante, concentração e lote, bem como a dose e o seu tempo de uso. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.0%
2.8%
2.7%
2.4%
4.6%
14.2%
1.5%
3.1%
1.0%
57.8%