08/07/2021 às 09h30min - Atualizada em 08/07/2021 às 09h30min

Campanha “Julho sem Plástico” alerta sobre poluição em balneários do Estado

Além de poluição, o plástico causa morte em massa de espécimes

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Campanha “Julho sem Plástico” alerta sobre poluição em balneários do Estado (Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará)

          

Com a chegada das férias escolares teve início também a campanha “Julho sem Plástico”, que visa conscientizar a população quanto aos danos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos plásticos, além de incentivar a diminuição do uso desse tipo de material em balneários do Estado.

 

A campanha está sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), em parceria com a Remada Tenda Verde, entidade que comanda as ações nas praias do nordeste paraense.

 

Segundo especialistas da Semas, os resíduos descartados irregularmente nesses ambientes descaracterizam e desequilibram biomas, atraem vetores de doenças, causam sujeira e ainda são responsáveis pela morte em massa de diversas espécimes. A solução, além do fortalecimento de uma consciência ambiental dos veranistas, seria também o descarte adequado e a coleta seletiva desses resíduos.

 

Lei

 

Uma infinidade de itens feitos em material plástico são descartados irregularmente nas praias todos os dias, como garrafas, sacolas, copos e talheres. Apesar de todos serem potencialmente danosos, os canudos plásticos ganharam destaque desde a proibição de sua utilização no Pará, em 24 de março de 2021.

 

Segundo a Lei n° 9.229, é obrigatório o uso e fornecimento de canudos de papel biodegradável e reciclável por restaurantes, bares e lanchonetes. O canudinho ecológico também será obrigatório em outros estabelecimentos que vendem bebidas, como barracas que funcionam em praias, praças e feiras, assim como por vendedores ambulantes. Os estabelecimentos têm prazo de 180 dias, a partir da entrada em vigência da lei, para se adequar às novas normas.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?