13/07/2021 às 14h00min - Atualizada em 13/07/2021 às 14h00min

Cemitério da Soledade será transformado em parque urbano, em Belém

Projeto deve incluir um museu e outras ações culturais

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
Cemitério da Soledade será transformado em parque urbano, em Belém (Foto: Divulgação)

          

O cemitério da Soledade, em Belém, será restaurado e transformado em parque urbano, segundo acordo firmado ontem (12) entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, por meio de um Termo de Cooperação Técnica. A criação do Parque Cemitério deve incorporar também um museu e outras ações culturais, que serão abertas à população.

 

A obra tem previsão de entrega de 12 meses e será dividida por etapas, com a primeira prevista para começar ainda esta semana, a partir da assinatura do acordo, contemplando todo o muro, o piso, o pórtico e, posteriormente, as etapas de restauro do acervo.

 

Sobre o Soledad

 

O Cemitério Nossa Senhora da Soledade  foi fundado em 1850, sendo um dos primeiros cemitérios de Belém. Com elementos neoclássicos e neobarrocos, o espaço conta com mausoléus e capela, além de possuir um acervo próprio com obras da Inglaterra e Itália.

 

O espaço teve atividades encerradas em 1880 e entrou em processo de degradação. Em 1964, foi tombado como patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Em 20 de março deste ano, após uma vistoria técnica, a Defesa Civil Municipal interditou o espaço, que já apresentava riscos de queda do pórtico.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?