17/07/2021 às 17h00min - Atualizada em 17/07/2021 às 17h00min

Saiba como consumir e armazenar alimentos saudáveis no veraneio

Época mais quente do ano pede cuidados especiais com a alimentação

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Saiba como consumir e armazenar alimentos saudáveis no veraneio (Foto: Divulgação)

          

Neste mês de julho, época de veraneio, é redobrada a importância da alimentação saudável, uma vez que, com o calor, o corpo tende a perder mais líquido e sais minerais, sendo essencial estar atento à hidratação e à alimentação.

 

Segundo especialista da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a nutricionista Walkiria Moraes, que é muito importante o consumo de alimentos mais leves e de fácil digestão, in natura ou minimamente processados, evitando o consumo de alimentos mais gordurosos, como as frituras, e mais calóricos, que requerem mais esforço no processo de digestão. 

 

Uma dica são as frutas e verduras da estação que, além do menor custo, têm maior teor nutricional, como o abacaxi, a melancia, a tangerina, a laranja, a acerola, a carambola e o kiwi.

 

Também é fundamental a ingestão de água, uma vez que a água atua na manutenção da temperatura corporal e em diversos processos fisiológicos.

 

Cuidados

 

Para quem frequenta a praia, especialistas da Sespa orientam a evitar sushi, alimentos e sanduíches preparados com molhos à base de maionese, leite e requeijão, para evitar intoxicação alimentar, já que estragam rapidamente no calor.

 

O risco da má conservação pode levar ao aparecimento da bactéria salmonella, transmitida pela ingestão de alimentos crus, mal cozidos e preparados em condições de higiene inadequadas, causando náuseas, vômitos, febre, cólicas intestinais e diarreia, podendo levar à internação hospitalar.

 

Dicas de armazenamento

 

- Alimentos in natura devem ser lavados um a um, deixados em solução clorada por 15 minutos, enxaguados em água limpa, colocados para secar antes de armazenar em temperatura ambiente ou refrigeração. 

 

- Carnes devem ser adquiridas e armazenadas em refrigeração. É importante estar atento às características, como cor, odor, textura e sabor.

 

- Alimentos não perecíveis, como cereais e leguminosas, devem ser higienizados e armazenados em local arejado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?