21/07/2021 às 11h00min - Atualizada em 21/07/2021 às 11h00min

Serviços para assegurar a saúde dos animais são ofertados em Belém;confira

No espaço são promovidos atendimentos de baixa e média complexidade

Agência Belém
Com edição do Belem.com.br
O serviço será gratuito e estará disponível aos tutores de animais de estimação.(Foto:Divulgação/Freepik)
                                                    
Para garantir a saúde e o bem-estar dos animais e também dos seres humanos, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) oferta serviços importantes através do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) e do Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, que visam o cuidado com os pets na capital.

Uma das ações esperadas e que deve ser retomada em agosto é o “Castramóvel”. Um bloco cirúrgico ambulante e que vai atender à população em vários bairros da periferia de Belém. O serviço será gratuito e estará disponível aos tutores de animais de estimação residentes em Belém.

Controle e combate a zoonoses

Além do Castramóvel, o CCZ também promove ações voltadas para a saúde pública no município, através do controle e combate as zoonoses. No órgão são desenvolvidos quatro programas de atendimento à população como a Raiva, Leishmaniose, Leptospirose e Esporotricose, e também atende ocorrências com animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpião, dentre outros) e animais sinantrópicos (ratos, caracóis e pombos) nas feiras, ruas e logradouros públicos. O CCZ também promove campanha de vacinação, microchipagem, além das feiras de adoção dos pets.

Outro serviço ofertado à população voltado para saúde animal é promovido no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia. No espaço são promovidos atendimentos de baixa e média complexidade, como emergências, consultas veterinárias, cirurgias e exames de RX de tecnologia digital, ultrassom, hematologia, fornecimento de medicamentos, entre outros.

Hospital Veterinário aumenta equipe de atendimento 

O hospital conta com 45 profissionais voltados para o atendimento aos animais. Neste ano de 2021 foram contratados mais 30 profissionais: oito veterinários, 16 auxiliares de veterinário, três técnicos em radiologia, além de um técnico de laboratório, biomédico e farmacêutico. Todos os veterinários têm pós-graduação. O hospital conta também com profissionais especializados em: radiologia e ultrassonografia, laboratório de diagnósticos, cirurgia ortopédica, anestesistas e cirurgia geral.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?