02/08/2021 às 09h00min - Atualizada em 02/08/2021 às 09h00min

Candidatos ao Encceja 2021 têm acesso a apostilas gratuitas

O exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
Candidatos ao Encceja 2021 têm acesso a apostilas gratuitas (Foto: Divulgação)

          

Para quem está se preparando para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está disponibilizando em seu site apostilas gratuitas, além de provas de edições anteriores do exame e seus respectivos gabaritos.

 

A prova do Encceja está marcada para o dia 29 de agosto e é a oportunidade, para quem não concluiu os estudos na idade apropriada, de obter a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. O exame oferece ainda parâmetros para autoavaliação que podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho.

 

Aqueles que desejam obter a certificação do ensino fundamental farão provas de ciências naturais e matemática pela manhã e de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia, à tarde. Para obter essa certificação é necessário ter pelo menos 15 anos completos no dia do exame. 

 

Os que desejam um certificado do ensino médio responderão a questões de ciências da natureza e matemática pela manhã e linguagens, redação e ciências humanas à tarde. Para fazer essas provas, é preciso ter pelo menos 18 anos completos. 

 

Encceja 2021

 

O exame, que estava inicialmente marcado para o dia 25 de abril, foi adiado devido ao agravamento da pandemia da covid-19 no Brasil. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1,6 milhão de participantes estão confirmados. Os gabaritos das provas deverão ser divulgados no dia 1º de setembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?