14/08/2021 às 12h00min - Atualizada em 14/08/2021 às 12h00min

Campanhas de doação de sangue ocorrem em Belém e no interior

Ações do Hemopa pretendem intensificar as coletas neste final de semana

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
A campanha pretende coletar 250 bolsas de sangue (Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará)

                                                        

Neste final de semana, dias 14 e 15, a Fundação Hemopa realizará uma campanha de doação de sangue em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas. A ação faz parte da programação alusiva aos 43 anos do hemocentro paraense, festejado dia 2 de agosto. As comemorações vão até final do mês. 

 

A campanha tem a meta de coletar 250 bolsas de sangue, a partir de doações que serão feitas no Hospital Municipal de Paragominas, localizado na avenida Presidente Vargas, 345. Bairro Centro. As doações serão de 8h às 17h, no sábado, e de 8h às 12h, no domingo.

 

A parceria com o Hospital Regional de Paragominas contará com a disponibilidade de uma equipe com 12 profissionais que vai verificar os sinais vitais dos voluntários, aferir glicemia e avaliar os voluntários com perfil para a coleta de sangue. Também haverá a sensibilização para doação de sangue dos colaboradores e acompanhantes de usuários em atendimento, além de palestra aos públicos nas áreas de atendimento do hospital.

 

Campanhas do final de semana

 

Paralelamente à campanha externa em Paragominas, a Fundação Hemopa promoverá, neste sábado (14) ações estratégicas de coleta de sangue no município de Barcarena, das 8h às 17h, na Escola Alyosio Chaves, Rua Cônego Batista Campos. No Hemocentro Regional Marabá, das 8h às 15h, na Rod. Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agrópolis do INCRA). Em Belém, a sede do Hemopa e a Unidade de Coleta Castanheira, estarão em funcionamento normal das 7h30 às 17h.

 

Quem pode doar

 

A doação de sangue é um ato simples. Pessoas entre 16 e 69 anos podem ser doadores (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal). É necessário pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

 

Quem teve covid-19 também pode voltar a doar, após 30 dias de curado. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar 7 dias após cada dose.

 

Para mais informações é possível ligar para o número 0800 280 8118.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?