16/08/2021 às 16h00min - Atualizada em 16/08/2021 às 16h00min

Prazo para entrega da declaração do Imposto Territorial Rural começa nesta segunda (16)

Será possivél entregar os documentos até 30 de setembro

Revista Globo Rural
Com edição do Belem.com.br
O primeiro pagamento é feito em 30 de setembro de 2021.(Foto:Arquivo/Agência Pará)
                                                                  
A partir desta segunda-feira (16), pessoas físicas ou empresas que são proprietárias, titulares de domínio útil ou detentoras de qualquer título de imóvel rural em todo o Brasil devem entregar, à Receita Federal, a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). O prazo para prestar as informações vai até o dia 30 de setembro e quem não prestar contas com o leão pagará multa de 1% ao mês, calculada sobre o valor do imposto devido.

Quem perdeu a posse ou o direito de propriedade do imóvel a partir de 1º de janeiro de 2021 também tem que declarar o ITR. A declaração deve ser feita utilizando o programa de declaração disponível no site da Receita. Devem constar o Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto Territorial Rural (Diac) e o Documento de Informação e Apuração do Imposto Territorial Rural (Diat).

No caso de informações ambientais do imóvel rural para a exclusão de áreas que não são tributáveis, o proprietário deve apresenta o Ato Declaratório Ambiental (ADA) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Após o prazo, se o declarante perceber erros ou a falta de informações, poderá enviar uma declaração retificadora. Como esse novo documento substitui o anterior, devem contar também todas as informações prestadas no original.

O valor para quem precisar pagar o ITR poderá ser divido em até quatro vezes, com parcela mínima de R$ 50, com exceção do imposto com valor inferior a R$ 100, que deverá ser pago em cota única. O primeiro pagamento é feito em 30 de setembro de 2021, último dia para apresentação da declaração. Em todo o País, estão sendo esperadas 5,9 milhões de declarações de ITR, cem mil a mais do que o quantitativo do ano passado.

 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?