-
17/08/2021 às 12h00min - Atualizada em 17/08/2021 às 12h00min

UFPA divulga quarta chamada do Processo Seletivo 2021

Cadastro online está aberto até as 10h do dia 19 de agosto

Ascom/UFPA
Com edição do Belem.com.br
Além da etapa online, PS contará com etapas eliminatórias presenciais (Foto: Reprodução)


A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou a quarta chamada dos estudantes aprovados no Processo Seletivo 2021 (PS 2021). Foram convocados 431 candidatos para a ocupação de 318 vagas, em cursos ofertados em Belém, e 113 vagas, em cursos sediados nos demais campi.

 

Os classificados devem fazer a leitura atenta e cuidadosa do Edital 006/2021 e do Edital 035/2021 disponíveis no site do Centro de Registros e Indicarores Acadêmicos (Ciac), sendo que o primeiro, é referente à relação de documentos obrigatórios para a habilitação, conforme o perfil de inscrição do candidato. Esses documentos, assim como outros dados pessoais e acadêmicos devem ser preenchidos no Sistema de Cadastro Online de Calouros, que está aberto para as submissões até as 10h do dia 19 de agosto de 2021.

 

Além da etapa online, a quarta chamada para habilitação terá as etapas subsequentes presenciais. No dia 19 de agosto, os calouros deverão entregar a documentação (original e cópias) nos locais especificados no Anexo II do Edital de Habilitação. A entrega presencial da documentação poderá ser realizada por terceiro, mediante procuração pública ou particular, com assinatura reconhecida em cartório.

 

Heteroidentificação

 

Estudantes autodeclarados negros (pretos/as ou pardos/as) ou indígenas no ato da inscrição, precisarão comparecer ao procedimento de validação presencial da autodeclaração por Banca de Heteroidentificação. A análise do fenótipo social será realizada no dia 20 de agosto, nos horários e locais definidos no Anexo I do Edital de Habilitação. A convocação para a heteroidentificação presencial nos campi de Salinópolis e Tucuruí será publicada no dia 20 de agosto de 2021.

 

Perderá o direito à vaga o(a) candidato(a) cuja autodeclaração não for confirmada pela Comissão de Validação de Autodeclaração.

 

Verificação PcD

 

Já os candidatos autodeclarados Pessoas com Deficiência (PcD) passarão pela Comissão Multiprofissional de Verificação PcD, cuja análise será presencial, em calendário a ser divulgado no dia 20 de agosto de 2021.

 

Perda de vagas e repescagem

 

Quem não seguir as regras do edital quanto às recomendações para a apresentação de documentação e para as convocações estará sujeito à perda da vaga. À medida que as etapas da habilitação finalizarem e houver liberação de vagas, serão publicados novos editais de convocação de candidatos(as), pela ordem de classificação no PS 2021 e pelo tipo de vagas disponíveis.

Candidatos que desejem desistir da vaga devem informar a desistência ao Ciac, pelo e-mail haibilitacao.ciac@ufpa.br, com o assunto: DESISTÊNCIAPS2021_NOME COMPLETO_CURSO.

 

Estudantes que já possuem vínculo

 

O calouro que já possui algum vínculo de aluno(a) com a UFPA, antes de realizar sua habilitação, deve informar sua desistência da vaga já ocupada, por meio do sistema Sagitta.

 

Serviço:

4ª Chamada dos classificados no PS da UFPA 2021

- Preenchimento do Sistema Online de Calouros: até às 10h do dia 19/08 no Sistema de Cadastro Online de Calouros. 

- Entrega presencial dos documentos: dia 19/08, nos horários e locais do Anexo II.

- Procedimento de heteroidentificação: dia 20/08, nos horários e locais do Anexo I.

Para mais informações, acessar o site do Ciac ou enviar e-mail para o endereço eletrônico: habilitacao.ciac@ufpa.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

O Círio 2021 está na porta e o Belém quer saber: qual a melhor comida do Círio na sua opinião?

77.8%
22.2%