08/09/2021 às 13h00min - Atualizada em 08/09/2021 às 13h00min

Sociedade médica alerta para uso indevido de remédio para acne

O uso sem indicação pode causar consequências danosas à saúde

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
O medicamento é indicado para tratamentos de pele específicos. (Foto: Divulgação/Freepik)
                                                                                                    
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta para o uso indevido de remédios com isotretinoína, como o medicamento popularmente vendido com o nome Roacutan. O medicamento é utilizado para tratamento de redução das acnes na pele, mas estaria sendo administrado popularmente com o intuito de afinar o nariz. A isotretinoína vem sendo usada, inclusive, em desafios nas redes sociais.

A SBD, entretanto, chama a atenção para o fato de que não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito nos pacientes. Segundo o diretor de mídia eletrônica da entidade, Moysés Lemos, o remédio age diminuindo as glândulas sebáceas. Somente no caso de uma doença chamada rinofima, tipo de outra patologia denominada rosácea, pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações. "A SBD não recomenda o uso do medicamento para essa finalidade”, explica o médico.

Além disso, a aplicação do medicamento sem acompanhamento pode expor a pessoa a efeitos adversos. O uso pode provocar elevação dos níveis de colesterol no sangue e consequências danosas sobre o fígado. “Essa medicação tem efeito particular em mulheres em idade fértil. Se elas engravidarem usando a medicação, há risco de 30% de o bebê nascer com malformação congênita”, acrescenta o diretor.

Por essa razão, acrescenta o profissional, a compra em farmácias do produto só pode ocorrer mediante apresentação de receituário especial feito por um médico dermatologista.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?