27/09/2021 às 09h00min - Atualizada em 27/09/2021 às 09h00min

Descontos no IPVA são válidos para pagamentos feitos até hoje (27)

Vantagem é para veículos com finais de placa de 70 a 90

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Os descontos não são cumulativos. (Foto: Reprodução/Life of Pix)

 

Proprietários de veículos com final de placas entre 70 e 90 poderão pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com desconto, até hoje (27). Motoristas sem multas de trânsito há dois anos pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA; quem não recebeu multas no ano passado tem 10% de desconto e as demais situações pagam com 5% de desconto.

 

Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto. Após a data do licenciamento, o pagamento do IPVA será feito com acréscimo de multas e juros.

 

Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, deve-se observar a data final no calendário disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).  O contribuinte também pode acessar o Portal de Serviços da Sefa, no item “IPVA Antecipação”, para consultar o valor do imposto e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), para pagamento em cota única ou parcelado.

 

O pagamento é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal), além das casas lotéricas. Quando não há antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA será pago junto com o licenciamento do Departamento de Trânsito (Detran).

 

As alíquotas do IPVA são 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jetsky e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Os veículos rodoviários com mais de 15 anos de fabricação estão isentos.

 

Débitos vencidos

 

O parcelamento do IPVA em atraso, ou seja, referente aos anos anteriores ao exercício atual, pode ser feito diretamente no Portal de Serviços da Sefa.

 

Serviço:

Pagamento do IPVA com desconto

Data: até hoje, 27/09

Para emissão do boleto: Portal de Serviços da Sefa

Em caso de dúvidas, ligar para o call center Sefa: 0800-725-5533, gratuitamente, no horário das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Também é possível falar pelo chat no www.sefa.pa.gov.br ou enviar email para [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?