O programa terá inicio a partir do projeto "Entre elas". (Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará)
Todos os meses, meninas e mulheres passam por um processo natural: a menstruação. A falta de acesso a absorventes íntimos faz com que muitas meninas e mulheres deixem de frequentar escola, trabalho e atividades diárias durante o período menstrual para ficar em casa. Com o intuito de oferecer condições mínimas para a garantia da dignidade àquelas que estão em vulnerabilidade social, a Fundação ParáPaz, fornecerá gratuitamente absorventes íntimos a partir do “Entre Elas”, projeto já em execução durante as ações itinerantes de cidadania, na Região Metropolitana de Belém e interior.
A ideia é fornecer os produtos mensalmente para as assistidas nas unidades da Fundação ParáPaz integradas às Delegacias da Mulher (Deam) e Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca); usuárias dos polos bairros (unidades que proporcionam atividades à população de todas as idades); durante as ações itinerantes do “Entre Elas” e, também, às estudantes da rede estadual de ensino.
A previsão é que a primeira entrega seja no mês de dezembro, ainda este ano, tempo estimado para o cumprimento de prazos, como a realização de licitação e aquisição dos produtos.