Os dois anos de existência são marcados por ações que conversam com a cultura paraense.
Neste domingo (24,) o portal Belem.com.br completa 2 anos de existência. Pensado a partir do conceito de transmídia, ou seja, da notícia que transita entre plataformas para diversificar o acesso à população, o carro-chefe em jornalismo da empresa Belém Group, do empresário Edmilson Ferreira, vem se reafirmando como um portal de serviços e informações de utilidade pública.
Para Edmilson, que também é publicitário, especialista em marketing e cientista político pela Universidade Federal do Pará, a principal missão do Belem.com.br vem sendo cumprida no fazer do dia a dia: “O desafio que perseguimos no Belem é ser a principal fonte e referência de informação e serviços da Amazônia, preservando o perfil de um editorial independente e imparcial, pautado pela confiança do usuário”, afirma o empresário.
Nesse tempo de atividade, o portal já bateu a marca de mais de 100 mil acessos em matéria num único dia. Por coincidência, este feito foi alcançado no dia 7 de abril, data que celebra o Dia do Jornalista. Edmilson conta que ele atribui tantos acessos, em um portal ainda tão jovem, à preocupação de pautar assuntos que são de interesse da população.
“Quando o Belem.com.br divulga as inscrições de profissionais que não possuem vínculo empregatício para acessar o benefício de 500 reais, por exemplo, isso pra gente é relevante porque é relevante, primeiro, para a população”, comenta o cientista político ao lembrar a cobertura de temas relacionados aos benefícios sociais no período mais crítico da pandemia.
Além disso, Edmilson destaca ainda a estrutura jornalística do portal, composta por editorias diversificadas: Belém, Pará, Brasile Mundo, com espaço específico para Agenda da Cidade e Entretenimento. Mas o grande destaque vai para o espaço Cidadão, canal específico para a população divulgar as suas próprias pautas:
“É no espaço do Cidadão que a população interage com o portal denunciando ou elogiando ações do governo e de responsabilidade individual. Como podemos ver, o projeto é robusto e com ênfase para a área de serviços. Essa é uma tendência mundial e, aqui, o nosso dever de casa está sendo feito desde o lançamento do portal”, enfatiza o publicitário e especialista em marketing, Edmilson Ferreira.
Sobre o avanço do empreendimento nesses dois anos de existência, Edmilson destaca a série de ações que foram realizadas pela marca ao longo do Círio 2021, segundo ano consecutivo da festividade sem as suas tradicionais procissões de rua, em razão da pandemia:
“Acabamos de concluir um projeto ousado, impactante e que gerou muita satisfação entre nossos leitores. O Projeto Círio 2021 do Belem.com.br foi responsável pela construção da maior réplica de Nossa Senhora de Nazaré, medindo 1,70m de altura, a partir do trabalho do artista plástico Carlos Amílcar. Por meio de parcerias com empresas (Amaz Saúde, VoxData, R2 Empreendimentos, MM Produções e Eventos) realizamos três campanhas diferentes (“Maria no Céu de Belém”, “A Fé É da nossa natureza” e “A Fé no canto da praça”). Como resultado, conseguimos celebrar o Círio 2021 unindo soluções tecnológicas, artísticas, lúdicas e com elevado apelo emocional”.
As ações, veiculadas por meio de estratégias de transmídia e inbout marketing, no Belem.com.bre suas redes sociais, colaboraram com a população no sentido de diversificar os gestos de devoção e homenagem à Nossa Senhora em mais um ano atípico para o Círio de Nazaré, demonstrando a importância da mídia, articulada à cultura local.
E, quanto ao futuro, Edmilson não faz suspense: tecnologia e inovação continuarão fazendo parte da essência do portal, inclusive com lançamentos que farão com que o Belem esteja cada dia mais alinhado ao seu propósito: servir à sociedade com informação e serviços indispensáveis para o dia a dia.