03/11/2021 às 14h00min - Atualizada em 03/11/2021 às 14h00min

Hemopa lança campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue

Saiba quais são os critérios para ser um doador

Ascom Hemopa
Com edição do Belem.com.br
A meta é alcançar 200 doações por dia. (Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará)

 

"Solidariedade é doar sangue o ano inteiro". Este é o tema da campanha que a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) iniciou na última segunda-feira (01), e que irá se estender até o final do mês, para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue (dia 25 de novembro). Este ano, a meta da campanha é de 200 doações por dia.

 

O evento tem o intuito de reforçar o estoque técnico para atendimento da demanda transfusional de dezembro, que é um mês festivo, de férias e, que, normalmente, registra-se redução no comparecimento de voluntários nas unidades de coleta de sangue no Pará e no Brasil.

 

Para tanto, a gestão do Hemopa preparou uma vasta programação, que vai até dia 30 de novembro, nas 11 unidades de coleta de sangue espalhadas pelo Pará: Belém (sede Hemopa, Unidade Castanheira e Pátio Belém); Marabá, Castanhal e Santarém, Abaetetuba, Tucuruí, Altamira, Capanema e Redenção.

 

Segundo a titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad), a assistente social Juciara Farias, entre os focos da campanha, este ano, estará o apelo para atualização cadastral dos doadores de sangue no Pará. "Atualmente, o Hemopa possui cerca de um milhão de doadores cadastrados, mas muitos deles não têm suas informações atualizadas no sistema de cadastro da Fundação, o que acaba dificultando o serviço de captação no momento de acionar os voluntários, em momento de necessidade de um tipo específico de sangue, como os de RH Negativo", observou a profissional.

 

Programação

 

- Até dia 23, haverá "Gincana Solidária" entre instituições do Estado a fim de incentivar a doação de sangue no segmento. Ao final, serão certificadas as três Instituições que mais encaminharem doadores.

 

- No mesmo período também será realizada campanha interna "Seja servidor doador e multiplicador de vida", com o objetivo estimular o ato solidário entre os colegas de trabalho. 

 

- No dia 20 de novembro, haverá o "I Encontro com Doadores Fenotipados e por Aférese".

 

- No período de 20 a 25 está programado "Caravanas Solidárias" e campanhas externas com instituições públicas privadas.

 

- No dia 24, está agendado o "Encontro com parceiros da rede do bem”: Vivências na doação de sangue, tendo como público: agentes multiplicadores, parceiros de diversos segmentos da sociedade.

 

- No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, no próximo dia 25, será uma ocasião para homenagear os voluntários da causa da doação de sangue no Pará com certificação dos parceiros que mais se destacaram no ano de 2021, com a doação de sangue, certificação da "Gincana das Instituições do Estado", parabéns ao doador e apresentação da banda dos Bombeiros.

 

- No dia 26, será realizada ação "Em busca do Doador do Futuro" com atividade junto às crianças do projeto "Doador do Futuro", pacientes do Hemopa e filhos dos servidores, para uma manhã com atividades lúdicas sobre doação de sangue, no auditório "Osvaldo Belarmino", do Hemopa.

 

- A mobilização em homenagem ao doador de sangue encerrará no dia 27, com campanha externa na Praça Batista Campos com a Unidade Móvel de Coleta de sangue. A ação contará com apoio da Cruz Vermelha, Bombeiros e voluntários de Escolas Técnicas de Enfermagem.

 

Quem pode doar

 

A pessoa deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, portar documento de identidade original com foto. No caso de quem já teve covid-19, é preciso estar pelo menos há um mês assintomático, e quem teve contato com alguém infectado precisa estar há pelo menos 14 dias afastado da pessoa acometida pelo novo coronavírus.

 

Covid-19

 

Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que trabalham diretamente com pacientes com covid-19 devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.

 

Candidatos que foram vacinados contra covid-19 só podem doar:

 

- 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);

 

- 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Pfizer/Janssen);

 

- 48 horas após cada dose (vacina Covaxin, da Bharat Biotech).

 

Para mais informações: 0800-2808118/ 3110-6500.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?