08/11/2021 às 13h30min - Atualizada em 08/11/2021 às 13h30min

Saiba mais sobre câncer de próstata e onde se consultar em Belém

A campanha tem objetivo de conscientizar os homens sobre a própria saúde

Equipe Belem.com.br
São mais de 900 consultas ofertadas apenas durante o mês de novembro. (Foto: Reprodução/Agência Pará)
                                                                                           
No calendário oficial do Ministério da Saúde (MS), novembro é dedicado ao câncer de próstata, o tipo mais comum da doença entre os homens e a causa de morte de 28,6% da população masculina. Mais que alertar sobre a doença, o Novembro Azul, que nasceu em 2004, é uma campanha com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar melhor da própria saúde.

Diagnóstico
Foto: Reprodução/BBC

Foto: Reprodução/BBC


O câncer de próstata, especificamente, é um dos tipos que menos apresentam sintomas no começo da doença. Entretanto, especialistas garantem que quanto antes a doença for diagnosticada, mais chances o paciente tem de recuperação. “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Ele é assintomático no início, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 anos de idade. No entanto, antes desta faixa etária, o homem deve ir regularmente ao médico e cuidar de sua saúde para não desenvolver outras doenças”, orientou o médico Carlos Henrique.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O diretor técnico do HRAS, Paulo Henrique Ataíde, lembra que na fase inicial a neoplasia não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. “Na maior parte dos casos, os sintomas são dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen”, alertou o médico.

Serviço de atendimentos em Belém

O Hospital Abelardo Santos dispõe de 900 consultas mensais de urologia para pacientes oriundos da regulação estadual. Neste mês o hospital realizará ações com o instituto de conscientizar a população sobre o tema. Após o exame e diagnóstico
os pacientes são encmainhados para o tratamento em unidades oncológicas do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Ophir Loyola (HOL) e o Barros Barreto.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?