11/11/2021 às 13h30min - Atualizada em 11/11/2021 às 13h30min

CIIR oferece serviços voltados a pessoas com perda auditiva

Diagnóstico, tratamento, acompanhamento fazem parte da programação

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Paciente deve ser encaminhado para tratamento no CIIR. (Foto: Divulgação/Agência Pará)
                                                                                                                       
Moradores de todo o Pará podem contar com a assistência do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), sediado em Belém, para realizar diagnóstico e acompanhamento médico em casos de perda auditiva. O Centro também é responsável pela confecção e entrega de aparelhos auditivos.

Segundo dados da Sespa, de janeiro a outubro de 2021 foram realizados mais de 3 mil atendimentos em otorrinolaringologia, que envolve doenças ligadas ao nariz, seios da face, garganta e ouvidos. No mesmo período, foram entregues 111 aparelhos auditivos.

Avaliação 

A otorrinolaringologista Mônica Aben-Athar, que atua no Ciir, explica que, a partir do encaminhamento feito pela Atenção Básica, o paciente de qualquer idade é recebido no Centro para uma avaliação multiprofissional. Pelo exame físico são verificadas alterações infecciosas e possíveis malformações. Se a perda auditiva é confirmada, a pessoa é encaminhada para reabilitação e tratamento adequado no próprio Centro.

"No geral, as causas da surdez são evitáveis, porque são várias as possibilidades: infecciosas, traumáticas, neonatais. Inclusive um pré-natal adequado consegue evitar alguns quadros. Infecções de otite de repetição na infância não tratadas adequadamente evoluem para uma perfuração timpânica. Quando falamos de causas genéticas ou de malformação, às vezes não há reversão. Em outros casos, se temos secreção de orelha média, por exemplo, pode ser uma infecção que causa perda de audição transitória, e pode haver reversão após o tratamento. Mas a maioria acaba se tornando crônica", alerta a médica.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?