23/11/2021 às 11h30min - Atualizada em 23/11/2021 às 11h30min

Enem: estudantes com covid-19 podem pedir reaplicação da prova

A medida também vale para outras doenças infectocontagiosas; confira

Agência Brasil
Com edição do Belem.com.br
A solicitação de reaplicação do exame começa dia 29 de novembro. (Foto: Marcello Casal Jr./Ag. Brasil)
                 
De acordo com as medidas de segurança contra a covid-19 estabelecidas pelo edital do Enem 2021, participantes que não puderam fazer a primeira prova, por apresentarem algum sintoma da doença, poderão entrar com pedido de reaplicação do exame. O mesmo vale para o segundo dia de prova, no próximo domingo (28).

A reaplicação do Enem será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes isentos da taxa de inscrição em 2020 que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram nova oportunidade de inscrição no Enem.

A reaplicação deverá ser solicitada na
Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro, junto com a documentação que comprove a condição de saúde do inscrito. Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde do inscrito e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).

O documento deve estar legível e constar a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Critérios para solicitação

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem direito a reaplicação o participante que apresentar sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame. A mesma orientação serve para quem estiver com alguma das outras doenças infectocontagiosas listadas nos editais do Enem impresso e Digital:

- Tuberculose;

- Coqueluche;

- Difteria;

- Doença invasiva por Haemophilus influenza;

- Doença meningocócica e outras meningites;

- Varíola;

- Influenza humana A e B;

- Poliomielite por poliovírus selvagem;

- Sarampo;

- Rubéola e varicela.

O Inep analisará a documentação comprobatória das condições dos participantes. Quem tiver a documentação aprovada terá a participação garantida na reaplicação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?