29/11/2021 às 16h30min - Atualizada em 29/11/2021 às 16h30min

Feira do Livro terá serviços de acessibilidade auditiva e visual

As visitas guiadas para cegos e surdos estarão disponíveis todos os dias

Equipe Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
As visitas guiadas estrão disponíveis em todo horário de visitação da Feira. (Foto: Alex Ribeiro/Ag.Pará)
                    
A partir de quarta-feira, 1º de dezembro, começa a 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A programação seguirá até dia 5, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, das 9h às 21h. Pelo segundo ano, o evento contará com serviços de acessibilidade auditiva e visual para o público cego e surdo.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi pensada a partir de uma política pública que reafirme o compromisso com a inclusão e a acessibilidade.

Um dos serviços disponíveis será a visita guiada, em parceria com o coletivo Lamparina Acesa - Literatura Acessível, do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A ação consiste em oferecer guia vidente (para pessoas cegas) e intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para pessoas surdas. As visitas guiadas estarão disponíveis todos os dias, das 9h às 21h.

A Feira

A edição da Feira de 2021 homenageia o escritor Vicente Cecim, que faleceu em junho deste ano, e a pajé e escritora Zeneida Lima. Ao todo, o espaço contará com 36 estandes.

Desde 2019, a proposta dos organizadores é tornar a Feira Pan-Amazônica do Livro mais inclusiva, diversa e democrática. A inclusão do conceito das Multivozes no nome do evento visa garantir a valorização e o reconhecimento da oralidade como elemento constitutivo de nossa formação cultural e simbólica.

Por essa razão, foi incluída na programação a Arena Multivozes, ecoando as vozes de mulheres, negros, povos originários, comunidade LGBTQI+ e coletivos urbanos da periferia, assim como as falas das diversas expressões artísticas e culturais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?