29/11/2021 às 17h30min - Atualizada em 29/11/2021 às 17h30min

Ação pelo Dia Mundial de Combate à Aids ocorre em Belém

Serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente à população

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Serão ofertados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites. (Foto: Divulgação/ SEAP)
                          
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza na próxima quarta-feira (1), em Belém, a programação com o tema "IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção". As ações serão realizadas no Teatro Estação Gasômetro, das 8h30h às 13h, com consultas clínicas. 

Serão ofertados testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites; aferição de pressão arterial, glicemia, saturação e temperatura; distribuição de insumos de prevenção, como preservativo masculino, feminino e material informativo; emissão e segunda via de registro de identidade, certidão de nascimento, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); carteira de trabalho digital e orientações jurídicas.

O objetivo da mobilização está associado à meta da campanha deste ano, que é promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico e vincular o portador do HIV à referência de cuidados, além de ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

Referência 

A Sespa disponibiliza, em Belém, a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), para pacientes de todo o Estado que são positivados para HIV/Aids ou pessoas que sofreram uma possível exposição ao vírus e precisam confirmar se estão infectadas.

Outros canais de apoio são oferecidos pelas prefeituras, como os 84 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e 31 Serviços de Atenção Especializada (SAEs). Neles, a população em geral pode realizar o teste rápido diagnóstico para o HIV, gratuito e sigiloso, e receber as devidas orientações para prevenir a doença ou iniciar o mais precoce possível o tratamento naqueles que apresentaram testes reagentes pela rede especializada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço 
Programação "IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção"
Data: 1º de dezembro 
Hora: 8h30 às 13h
Local: Teatro Estação Gasômetro

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?