02/12/2021 às 18h36min - Atualizada em 02/12/2021 às 18h36min

Circuito 'Rango de Feira' valoriza cultura alimentar e gastronômica de Belém

Público poderá ter acesso a pratos exclusivos

Redação Belem.com.br
Rango de Feira contará com a participação de cozinheiros das maiores feiras de Belém. (Foto: Fernando Sette/Agência Belém)
           
A maior feira e mercado a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso, com seus cheiros, sabores, cores, texturas, histórias e a imponência arquitetônica, é a grande inspiração para o primeiro circuito de cultura alimentar e gastronomia popular de feiras e mercados de Belém: o Circuito Rango de Feira. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

O Circuito levará capacitação, formação e a inserção desses agentes nas plataformas on-line de comercialização presencial e delivery de seus produtos, como apoio ao seu empreendimento, além de possibilitar a prática da economia criativa, da cultura amazônica e o empreendedorismo da cultura alimentar e gastronômica de Belém. Uma verdadeira celebração, após este longo período de isolamento social.

Durante a realização do Circuito, serão produzidos documentários que estarão disponíveis nas redes sociais do projeto, que contarão as trajetórias dos agentes da cultura alimentar e gastronômica e suas relações com as feiras e seus pratos. O grande público poderá ter acesso a pratos exclusivos e conhecer o seu processo de preparação até a sua comercialização.

O Rango de Feira contará com a participação de cozinheiros das maiores feiras de Belém: Pedreira, 25 de setembro, Cremação, Ver-o-Peso, Icoaraci e Benguí. Como experimento para esta primeira edição, as feiras participantes foram definidas por sorteio pela coordenação do projeto. Os feirantes irão receber formação/qualificação com vários especialistas: “Um toque de Chef da cultura alimentar”, com o renomado cozinheiro Leo Modesto que também é embaixador da primeira edição do Circuito; “Cultura Alimentar na Amazônia, história, conceitos e direitos”, com Tainá Marajoara; “Aproveitar para não desperdiçar, é a alma do negócio”, com Wagner Vieira, da Toró Gastronomia Sustentável; a influencer e especialista Dani Filgueiras fechará o ciclo de capacitações falando sobre “Marketing Digital e Posicionamento de Marca”. Tudo isso para estimular e possibilitar uma troca potente de afetos e saberes com vistas à comercialização de pratos exclusivos para esta edição de estreia do circuito.

A primeira edição do Circuito Rango de Feira também conta com o patrocínio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e apoio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e a de Turismo (Setur).

Concurso do Rango de Feira

Após o ciclo de capacitações, o público ajudará na escolha dos melhores pratos que serão produzidos pelos agentes gastronômicos que participarão do circuito. Serão eleitos os três melhores Rangos de Feira de cada uma das feiras envolvidas no projeto, a partir da avaliação de um corpo de jurados técnicos, composto por chefes de cozinha e personalidades ligadas à cultura alimentar e gastronomia, e com votação popular por meio das redes sociais. A votação acontecerá a partir de 17/12 até 10/01/2022.

O resultado do concurso será divulgado no dia 12 de janeiro de 2022, dentro da semana de comemoração ao aniversário de Belém, nas plataformas do Circuito Rango de Feira.

Revista Rango de Feira

Como estímulo, promoção e difusão dos sabores, cores, afetos, histórias e memórias da gastronomia e cultura alimentar, o projeto entregará à cidade a Revista Rango de Feira. A publicação reunirá os 18 finalistas e as seis receitas exclusivas da primeira edição do circuito. A edição virtual da revista será lançada no dia 30 de janeiro. Já a edição impressa contará com distribuição exclusiva para a rede hoteleira da capital paraense e nacional, em formato bilingue, de maneira a potencializar e fomentar o circuito turístico de experimentação orgânica de cultura alimentar da cidade de Belém.
 
Toda a programação do Circuito Rango de Feira busca fomentar o turismo de experiência orgânica de cultura alimentar e gastronômica nas feiras e mercados de Belém, a fim de garantir uma nova atração inclusiva às feiras e mercados da cidade, em comemoração ao aniversário de 406 anos de Belém. O Instituto Cultural Vale patrocina o projeto dentro de sua linha de atuação de apoiar iniciativas inclusivas, sociais, culturais que gerem capacitação, emprego e renda para a comunidade amazônica e em especial a paraense.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?