04/12/2021 às 09h00min - Atualizada em 04/12/2021 às 09h00min

Aeroporto de Belém passa a ter ponto de vacinação contra covid-19

Local vai disponibilizar vacinas contra Covid, Influenza e Tríplice Viral

Redação Belem.com.br
Posto de vacinação instalado pela Sespa na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém. (Foto: Mozart Lira / Ascom Sespa)
     
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) instalou nesta sexta-feira (3), na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Belém, um espaço de vacinação contra a covid-19, que funciona simultaneamente com a Central de Testagem RT-PCR. A ação disponibiliza doses das vacinas Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac e Pfizer, além das vacinas contra Influenza e a Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Realizada pelas equipes da Sespa, a ação funcionará diariamente, das 8 às 18h, por tempo indeterminado. A decisão de vacinar pessoas no Aeroporto atende a uma estratégia do governo do Estado que visa elevar a cobertura vacinal contra a covid-19 no Pará, por meio de várias linhas de ação.

Além de elevar a cobertura vacinal, essas iniciativas pretendem atualizar os dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e promover uma grande mobilização social a favor da vacinação em massa contra a covid-19 no Pará.

Abordagem rápida

Assim como vem ocorrendo com o fluxo de testagens, a vacinação é voluntária e os passageiros são abordados por técnicos da Sespa já na sala de desembarque. Na sequência, são atendidos pelos profissionais da Secretaria para o preenchimento de ficha com dados pessoais e realização da vacinação ou da coleta de Swab nasofaríngeo.

A abordagem dura de 3 a 5 minutos, e não toma muito tempo do passageiro, que fornece alguns dados, sobretudo onde ficará no Estado. No caso da vacinação, a aplicação será para quem busca a 1ª, 2ª e 3ª dose (reforço), após cinco meses da segunda dose. Para participar é necessário levar CPF e comprovante das doses já realizadas, seja por meio da carteira impressa ou pelo aplicativo “Conecte SUS”.

O Aeroporto Internacional de Belém é o primeiro do Pará a oferecer vacinação contra a Covid-19. Na capital, as atividades contam com o apoio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?