21/12/2021 às 16h00min - Atualizada em 21/12/2021 às 16h00min

Ceia segura: saiba como checar a procedência dos alimentos

No fim de ano, os cuidados devem ser redobrados

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Produtos devem ter selos de certificação. (Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo)
                       
Com a proximidade do fim de ano, aumentam as buscas por produtos para a ceia de Natal e Ano Novo. Os itens à disposição e as promoções são variadas, por isso, os cuidados na hora de avaliar a qualidade desses bens precisam ser redobrados. Para isso, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado Pará (Adepará) orienta:

Todos os produtos de origem animal e vegetal precisam estar de acordo com a regulamentação, antes de serem preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito. 

A garantia dessa qualidade é atestada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), certificação garante que o produto possui controle, fiscalização e inspeção pela Agência. Os alimentos não produzidos dentro de condições mínimas de higiene podem conter bactérias ou outros microorganismos, que podem prejudicar a saúde da população. 

Uma das formas de o consumidor ter esse cuidado é verificando no rótulo todas as condições que estão sendo oferecidas, como: quem fabricou, data de fabricação, prazo de validade, lote, informações nutricionais e todas as informações inerentes ao produto, para que assim possa ter a garantia de estar consumindo um produto seguro e inspecionado pelos órgãos oficiais.

Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem. São eles:

- Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

- Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará

- Registro Artesanal da Adepará

- Serviço de Inspeção Federal (SIF) 

- Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?