23/12/2021 às 12h30min - Atualizada em 23/12/2021 às 12h30min

Confira as dicas do Procon para compras neste fim de ano

Saiba as regras para troca de produtos e como evitar fraudes

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
Compras pela internet têm direito à devolução. (Foto: Reprodução/AW Telecom)
                           
O Natal é a época do ano de maior movimentação no comércio, seja de rua, em shoppings ou por meio eletrônico. Para evitar prejuízos, é importante conhecer os direitos do consumidor e saber as principais dicas para não cair em fraudes.

Confira os principais cuidados recomendados pelo Procon:

- Para economizar:

1. Não comprar nada que não seja realmente necessário e que será usado, sendo essencial planejar os gastos para fugir das tentações das novidades. Ou seja, gastar com sabedoria. 

2. Pesquisar os preços dos presentes escolhidos, pois eles variam entre os estabelecimentos comerciais.

3. Se a compra for a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e o número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

- Para não cair em golpes pela internet:

1. No caso de compras pela internet, o cuidado deve ser redobrado, verificando e escolhendo os sites comprovadamente seguros e conhecidos.

2. É importante fazer a impressão do comprovante da compra, com a descrição do pedido, e solicitar um e-mail de confirmação, que deverá conter a data de entrega do produto. 

3. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. 

4. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “.com.br”).

5. Nas compras realizadas pela internet, como das demais efetuadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem um prazo de 7 (sete) dias, após o recebimento da mercadoria, para desistir da compra, com os valores restituídos, inclusive o do frete. 

O Procon orienta que os  consumidores se informem sobre a política de troca de presentes nos estabelecimentos comerciais.

“Pelo Código de Direito do Consumidor, o estabelecimento não é obrigado a trocar o produto, caso o que recebeu o presente, por exemplo, não goste da cor ou o tamanho da roupa ou número do calçado esteja errado. Então, tente sempre se informar com o vendedor, antes de finalizar a compra, qual a política da loja em relação à troca”, explicou Eliandro Kogenpa, diretor do Procon.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?