28/12/2021 às 19h00min - Atualizada em 28/12/2021 às 19h00min

Inscrições para recenseadores do IBGE terminam nesta quarta (29)

Vagas exigem o ensino fundamental completo

Redação Belem.com.br
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição também vão até dia 29 de dezembro. (Fonte: Reprodução/IBGE)
                      
O processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu mais de 200 mil vagas para trabalhar no Censo 2022, sendo a maioria delas (183.021) para recenseadores, cujas inscrições vão até a próxima quarta-feira, dia 29 de dezembro.

Quem pretende se candidatar ao cargo precisa ter nível fundamental completo e, no ato da inscrição, escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa para participar da seleção é de R$ 57,50 e pode ser paga até 25 de janeiro. A prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022.

A proposta da autarquia é que os moradores se inscrevam no processo seletivo para atuar nas imediações de sua própria área. No Pará, quase 700 vagas são para receseadores.

Sobre o cargo

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Inscrições

As inscrições para recenseador podem ser feitas no
site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Vale ressaltar que os processos seletivos permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

Para recenseador, o pedido deverá ser feito até o dia 29 de dezembro. Após o envio dos dados e documentação necessária, a solicitação passará por uma análise da organizadora. O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa sairá no dia 11 de janeiro, cabendo recursos nos dias 12 e 13 de janeiro. No dia 24 de janeiro, sai o resultado definitivo. Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato poderá pagar a taxa total até o dia 25 de janeiro.

Confira aqui o
Edital para recenseadores do IBGE em 2022.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?