29/12/2021 às 18h00min - Atualizada em 29/12/2021 às 18h00min

Forças de segurança alertam sobre os cuidados nas estradas neste Réveillon

Cerca de 1.500 infrações foram computadas durante Operação "Boas Festas"

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
Primeiro passo é ter a documentação do veículo e do condutor em situação regular. (Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará)
                  
Quem vai pegar a estrada para curtir o réveillon, além do uso de máscaras, álcool gel e um plano de vacinação completo, também deve adotar uma série de cuidados para ter uma viagem segura. Para garantir essa segurança, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e o Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar alertam para os principais cuidados para quem quer curtir a festa de final de ano em praias e balneários.

O primeiro passo é ter a documentação do veículo e do condutor em situação regular.

“A fiscalização é um modo preventivo para não acontecer o que que a gente mais teme: acidentes e mortes no trânsito. O trabalho dos setores de Fiscalização juntamente com a Educação vem de modo a prevenir esses tipos de ocorrências. Nós estamos com equipes de Operação no Trânsito e Educação no Trânsito a postos para orientar as pessoas que estão chegando nos balneários e praias e dar as orientações necessárias para que a gente possa ter maior segurança ao dirigir neste período”, esclareceu Bento Gouvêia, diretor técnico-operacional do Detran/PA.

Antes de ligar o carro ou moto, é preciso ter certeza das condições de trafegabilidade do veículo e do condutor. Lembre que uma pane mecânica ou falta de combustível são consideradas infrações de trânsito e podem resultar em multas. O fundamental é fazer uma revisão ao menos de itens essenciais: combustível, água, óleo, pneus (sem nunca esquecer do estepe), limpadores de para-brisas, ferramentas, faróis e equipamentos de segurança (cadeirinha se houver crianças).

Na estrada, a atenção tem de ser redobrada. A distância de segurança entre um veículo e outro deve ser de aproximadamente nove metros para velocidades mais altas. Todos devem usar cinto de segurança, ou cadeirinha no caso das crianças; não exceder a velocidade da via; não fazer ultrapassagens em locais proibidos (aclives, declives e faixas divisórias de pista contínuas); não conduzir animais soltos; não levar passageiros no compartimento de bagagem e nem bagagem solta no compartimento de passageiros. O número de passageiros máximo deve ser respeitado. E, nunca, em hipótese alguma, dirigir depois de beber. Este é considerado um dos maiores, senão principal fator de risco nessa época.

Ao ocorrer uma falha mecânica, é necessário encostar o carro o máximo possível no acostamento (ou às margens da pista, caso não haja acostamento) e colocar o triângulo de sinalização pelo menos a 10 metros de distância. Se houver um certo risco ou for necessário chamar um guincho, é possível solicitar apoio policial pelo telefone 190 se a área for muito isolada ou perigosa sinalização, e não trafegar nos acostamentos.

Balanço

Cerca de 1.500 infrações já foram computadas pelo Detran/PA durante a Operação "Boas Festas". A maioria delas é a falta do uso de capacete. Mais de 20 atendimentos pelo crime de alcoolemia foram realizados, sendo sete prisões. Quatro acidentes na BR-316 e um com vítima fatal na PA-391 (estrada de Mosqueiro) foram registrados neste período.

O Batalhão de Polícia Rodoviária, da Polícia Militar, continuará atuando em parceria com o Detran, nas estradas do Pará com suporte de efetivo em viaturas e motocicletas durante o período do réveillon. No total, mais de 120 policiais militares estão envolvidos na operação, com maior efetivo destacado para o distrito de Mosqueiro e Salinópolis. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?