30/12/2021 às 18h00min - Atualizada em 30/12/2021 às 18h00min

Escolas de Ensino Técnico do Pará iniciam pré-matrícula em 4 de janeiro

Serão ofertadas 12.185 vagas

Redação Belem.com.br
A previsão para início das aulas é 8 de março. (Foto: Jader Paes / Agência Pará)
                 
Os estudantes interessados em ingressar em uma das Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepas) devem ficar atentos, pois já no dia 4 de janeiro de 2022 estarão abertas as pré-matrículas para 12.185 vagas disponibilizadas nas formas Integrado (4.715 vagas), Concomitante/Subsequente (6.610) e Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja (860).

O Ensino Médio Integrado é voltado para os candidatos que concluíram o ensino fundamental ou o equivalente. O curso tem duração máxima de 3 anos e confere ao formado o certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio, conforme a legislação em vigor.

Já o Subsequente é para os estudantes que concluíram o ensino médio ou o equivalente e que tenham 18 ou mais anos de idade. O curso confere ao formado o diploma de técnico. O Concomitante é para candidatos que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio e tenham 17 ou mais anos de idade. O curso também confere ao formado o diploma de técnico.

Por fim, o Proeja é aberto a pessoas que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente e com idade igual ou superior a 18 anos. São conferidos ao formado o certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico de nível médio.

Pré-matrículas
       
As pré-matrículas devem ser realizadas no
site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). A efetivação da pré-matrícula obedecerá a ordem de preenchimento do sistema, na escolha por uma vaga na escola/curso/turno/turma. Os candidatos que excederem as vagas disponíveis por escola/curso/turma/turno na fase da pré-matrícula ficarão em lista de espera, classificados em ordem decrescente, e serão chamados para confirmação de matrícula, caso haja desistência dos candidatos pré-matriculados.

O resultado dos pré-matriculados será divulgado no dia 17 de fevereiro. A confirmação de matrículas ocorrerá do dia 31 de janeiro a 11 de fevereiro. Os candidatos pré-matriculados deverão comparecer à secretaria da escola para a qual concorreu à vaga. A definição dos horários das confirmações de matrículas será decidida pelas escolas, devendo abranger os três turnos, no caso das escolas que ofertam cursos e turmas no período noturno.

Confirmação de matrícula

No ato da confirmação de matrícula, o candidato deverá comparecer à escola munido de original e cópia dos seguintes documentos:  Requerimento de matrícula fornecido pela escola; Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade (RG) ou similar; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certificado ou declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para curso da oferta Integrado); Certificado de Conclusão e Histórico do Ensino Fundamental (para curso da oferta concomitante); Histórico do Ensino Médio cursando o 2º ano (para curso da oferta Concomitante); Certificado ou declaração e Histórico Escolar do Ensino Médio (para curso da oferta Subsequente); Comprovante de residência recente (água, luz, telefone fixo ou móvel);  e duas fotos 3x4 recentes. A previsão para início das aulas é 8 de março.

Serviço
Pré-matrículas: 4 a 14 de janeiro de 2022 no site da Sectet

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?