21/10/2019 às 10h48min - Atualizada em 21/10/2019 às 10h48min

Alunos do Pará realizam prova que avalia a educação básica

Exames acontecem em todo o Brasil e seguem até o dia 01 de novembro

belem.com.br
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação
O Saeb será realizado por todos os alunos matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio (Foto: Arquivo/Agência Pará)
 
Os alunos da rede pública estadual realizarão, a partir desta segunda (21), a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As avaliações acontecem em todo o Brasil e seguem até o dia 01 de novembro. No Pará, 852 escolas da rede estadual de ensino intensificaram a preparação dos 133.201 alunos que vão participar do exame. Garantir um bom desempenho já neste ano é uma das principais prioridades do Governo do Estado, uma vez que a prova do Saeb é um dos critérios avaliativos para a média final do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado. O bom desempenho resulta da combinação de, no mínimo, 80% de participação dos alunos e boa proficiência na prova.

Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o Saeb será realizado por todos os alunos matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio. Os alunos vão responder a questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, e uma mostra de alunos realizará também, provas de Ciências Humanas e da Natureza. “Nossa meta é alcançar 100% de participação, e elevar a nota de avaliação já em 2019”, diz a Secretária de Estado de Educação, professora Leila Freire.
 
Este ano o Saeb passou a contemplar a Educação Infantil, além dos Ensinos Fundamental e Médio, que já eram avaliados. As turmas de creche e pré-escola da Educação Infantil participam, porém, apenas com a aplicação de questionário. Na busca de um resultado positivo, várias escolas do Estado estão mobilizando a comunidade escolar. Na maioria delas, a direção aplicou simulados com questões de provas passadas. Além do desempenho pedagógico, o simulado é um teste para avaliar o interesse dos alunos e a capacidade de mobilização da escola.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?