29/01/2022 às 08h59min - Atualizada em 29/01/2022 às 08h59min

Ômicron: Evandro Chagas confirma a variante no Pará

Vírus tem maior potencial para ser transmitido

Instituto Evandro Chagas
Com edição do Belem.com.br
Autoridades em saúde reforçam a importância de manter as medidas sanitárias. (Foto: Reprodução/IEC)
                
A nota técnica emitida na noite de ontem (28) pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), confirma a presença da variante Ômicron do novo coronavírus no estado do Pará.

A confirmação se deu por meio do sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2, que deram resultado positivo em 12 amostras das 19 provenientes de projetos de pesquisas do IEC que estão em desenvolvimento na região metropolitana de Belém. 

Esta linhagem emergiu na África do Sul em novembro de 2021 e foi classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma Variante de preocupação (VOC-Variant of Concern) devido apresentar características em seu genoma que lhe conferem maior potencial de transmissibilidade. Após sua emergência, a variante Ômicron se disseminou rapidamente por diversas regiões do globo, sendo hoje a responsável pelo aumento de casos de covid-19 em diversos países no mundo.

Orientações

A fim de minimizar o impacto da circulação das variantes do SARS-CoV-2 na população, o IEC reforça a necessidade do cumprimento das medidas de proteção, como o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, bem como a adesão da comunidade à vacinação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?