25/02/2022 às 11h51min - Atualizada em 25/02/2022 às 11h51min

"Gastronomia do Amanhã" ocorre nesta semana no Nordeste do Pará

As capacitações encerram nesta sexta-feira (25), em Abaetetuba

Com edição do Belem.com.br
Assessoria de Imprensa
Ao todo, o projeto alcançou mais de trezentos moradores em Abaetetuba e Barcarena. (Foto: Divulgação)

                                                               
A 5ª edição do Gastronomia do Amanhã desembarcou no Nordeste do Pará. Os inscritos participam de cursos de culinária, e outras áreas voltadas ao empreendedorismo. O projeto oferece, gratuitamente, oportunidades de qualificação e de desenvolvimento de novas fontes de renda para moradores da região.

Os cursos iniciaram em janeiro deste ano. Em Barcarena, o projeto já realizou capacitações nas comunidades de Itupanema, Vila Nova, Vila do Conde, Laranjal e São Francisco. A programação inclui aulas teóricas e práticas, sobre noções de culinária, técnicas de biossegurança, marketing e empreendedorismo, ministradas por chefes de cozinha e outros especialistas. Os participantes, também, aprendem a desenvolver ficha técnica para alimentos e técnicas de cozinha.

Iniciativa que estimula sonhos e recomeços. Aos 45 anos, a técnica de enfermagem Eliana Reis precisou deixar a carreira de lado para cuidar, de perto, da saúde de um dos cinco filhos. Mãe solo, precisou se reinventar, reencontrando-se nos temperos e pratos típicos que sempre cozinhou para a família. 

“Comecei a cozinhar desde cedo. Mas agora é diferente. Eu espero muito a partir desse curso dar uma oportunidade de vida melhor aos meus filhos. Quero ter o meu próprio negócio”, relata Eliana, moradora da comunidade São Francisco.


Um amanhã gastronômico e sustentável

Com o objetivo de empreender nos negócios, a microempresária Dalila Silva, da comunidade do Laranjal, não pensou duas vezes, e se inscreveu no projeto. Pizzaiola por formação, ela e o marido mantém duas pizzarias em Barcarena. O plano agora é colocar todo o aprendizado em prática.

“O Gastronomia do Amanhã abriu a minha visão sobre a riqueza dos sabores regionais. Eu e meu marido já fazemos pizza com ingredientes paraenses. Mas, o curso me fez entender a importância dos alimentos naturais, sem uso de conservantes. Isso, com certeza, eu levarei para a minha cozinha. Vai fazer toda a diferença.”, conclui Dalila.


Agricultura familiar

Durante as aulas de culinária os alunos manuseiam alimentos fornecidos pelo projeto Tipitix, como macaxeira, farinha de mandioca, frutas, folhagens e temperos regionais. Todos os ingredientes foram disponibilizados por produtores da agricultura familiar de Barcarena que participam da iniciativa.

O Tipitix é uma iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro e da Fundação Mitsui Bussan do Brasil que tem como foco o empreendedorismo agroalimentar comunitário e a geração de renda em Barcarena. O projeto, implementado pelo Instituto Peabiru, estimula o aumento da qualidade e o valor agregado da produção local, em especial, da mandioca. Investimento voluntário e espontâneo, o projeto recebeu o valor de R$ 1,5 milhão para instalação de uma unidade de beneficiamento, inaugurada em outubro passado, que está oferecendo diversas oportunidades a empreendedores e grupos sociais da região.


Programação

As capacitações encerram nesta sexta-feira, dia 25, em Vila de Beja, em Abaetetuba. Ao todo, o projeto alcançou mais de trezentos moradores nos dois municípios. 

Em cada uma das seis comunidades, o cronograma do projeto contou com cinco dias de oficinas, sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo o processo compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, relata sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem à enxergarem na gastronomia uma fonte de renda. 

“Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuar a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das capacitações, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, explica Verena.

Todo o curso foi realizado adotando os protocolos de saúde e segurança em razão da covid-19, como o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel. Para mais informações é possível acessar as redes sociais do projeto.

O Gastronomia do Amanhã é um patrocínio da Albras via Lei de Incentivo à Cultura e Realização Embrasesc, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?