25/02/2022 às 15h39min - Atualizada em 25/02/2022 às 15h39min

Seap inicia 'Operação Carnaval' em casas penais do Pará

Ao todo, 49 locais no Estado recebem as ações de segurança

Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
A Operação começou na manhã de hoje (25). (Foto: Ascom / Seap)
                                                              
Na manhã desta sexta-feira (25), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início à Operação Carnaval, realizando revistas simultâneas nas 49 casas penais do Pará. A ação, prevista no Manual de Procedimentos Operacionais, é rotineira, mas intensificada em feriados prolongados, elevando o nível de segurança nas casas penais.


A Operação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que atua na parte externa dos complexos penitenciários, como o de Santa Izabel, enquanto internamente atua a Polícia Penal.

O secretário da Seap em exercício, coronel Sirotheu, explica que o objetivo da Operação Carnaval é “coibir qualquer ação criminosa, como tentativas de fuga e resgate, além de promover a manutenção do padrão de procedimentos adotados pela Secretaria”.

“Essa operação acontece sempre que necessário, com o objetivo de manter o padrão dos procedimentos. Em face do Carnaval, nós estamos intensificando isso, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública na parte externa, e na parte interna, nós mesmos estamos procedendo essas ações”, reforçou o coronel Sirotheu.

Atuação

O procedimento, conforme protocolo de segurança da Seap, está sendo aplicado nas unidades da Região Metropolitana de Belém, nos complexos de Marabá, Santarém, e de Vitória do Xingu, além de outras unidades prisionais pelo interior do Estado. Fundamental para a manutenção do controle eficaz de acesso aos estabelecimentos, o plano proporciona a ordem e o bem-estar, associado e atrelado a um modelo padronizado de gestão penitenciária.

Para o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias, ações planejadas de segurança, como as de revista, demonstram que o Estado está, de fato, mantendo o controle das unidades prisionais. “Esse trabalho proporciona ao servidor penitenciário, que atua na ponta, em contato direto com os custodiados, tranquilidade para o exercício de sua função, e garante segurança para aplicação de todas as ações de assistência às pessoas privadas de liberdade”, destacou o diretor.

Planejadas anualmente, as operações de segurança ocorrerão novamente nos próximos meses, em datas comemorativas relevantes. Além de proporcionarem a manutenção da ordem no interior das unidades penitenciárias, as ações contribuem significativamente para a segurança pública do Estado, garantindo tranquilidade aos cidadãos paraenses.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?