A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos), selou parceria com a Justiça Eleitoral Paraense e garantiu a reabertura do posto de atendimento no complexo Praia Bar, na praça da Vila, dando maior rapidez ao atendimento dos eleitores da 30ª zona eleitoral - que abrange as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.
A volta dos serviços facilitou o atendimento e significa economia para os eleitores que estavam se deslocando para Icoaraci, local do cartório eleitoral, numa viagem demorada e cara para a maioria dos trabalhadores assalariados, donas de casa e estudantes.
O posto de serviços está funcionando de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h, mas deve ampliar o horário, caso a demanda cresça. Por meio do PS, os eleitores podem requerer o primeiro título, fazer transferência e quitar os casos de faltas às últimas eleições.
Por enquanto, devido à pandemia, não estão sendo realizados os serviços de biometria. “Esse serviço será realizado posteriormente, mas a Justiça Eleitoral fará a convocação por meio da comunicação do órgão”, alerta a servidora Tribunal Regional Eleitoral, Clara Braga.
Por ser ano eleitoral, o prazo final para novos cadastros e demais serviços se encerram dia 4 de maio. Os eleitores que não votaram nas últimas eleições de 2018 e 2020 estão isentos da multa de R$ 3,50, por cada turno, também devido à pandemia causada pelo novo coronavírus.
Parceria
A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, esteve à frente das negociações junto ao Tribunal Regional Eleitoral e festeja a reabertura do posto, que estava fechado havia bastante tempo.
“Em nome da Prefeitura conseguimos reabrir esse serviço eleitoral que é muito importante para os eleitores mosqueirenses, sobretudo os mais jovens, donas de casa, pessoas idosas e trabalhadores em geral que estavam gastando com viagens até Icoaraci”, destacou.
O atendimento presencial no posto de serviço do TRE é diretamente ligado ao sistema do tribunal. Outra opção é o eleitor baixar o aplicativo e-título no site da Justiça Eleitoral e procurar pelo serviço desejado.
A servidora Clara Braga alerta que as pendências eleitorais implicam numa série de restrições como não tomar posse em concurso público, emissão de passaporte, conta bancária entre outros. “O melhor é corrigir a situação e votar, que é mais importante para democracia brasileira”, disse.
Serviço
Documentos para regularização eleitoral:
RG, CPF e comprovante de residência;
Alistamento militar para homens maiores de 18 anos.
Posto de atendimento TRE/Mosqueiro
Complexo Praia Bar - Vila
Segunda a sexta, de 8h às 12h.